terça-feira, 7 de junho de 2016

Poema: O tempo




Eduque para a sustentabilidade



Na semana passada, o mundo todo esteve focado no meio ambiente. Foi a Semana Mundial do Meio Ambiente. O dia 05 de junho foi escolhido como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Claro que a nossa Escola não poderia deixar de trazer para a sala de aula essa discussão, através de um belo projeto transversal, cuja intenção maior é a conscientização de nossos alunos a respeito do resíduo que produzimos em nosso dia a dia.  Nós precisamos com urgência tomarmos consciência de que aprender a lidar corretamente com o lixo que produzimos, é preparar o nosso ambiente para um mundo mais saudável e sustentável.
Questões decisivas para o futuro do planeta estão entrando de modo cada vez mais forte na agenda dos países, das empresas e também da educação. As pessoas começam a entender que só podemos viver bem se as nossas relações forem baseadas em valores sustentáveis. O planeta está sendo consumido e não para o benefício de todos. A riqueza ficou nas mãos de poucos e a miséria tomou proporções enormes em todo o mundo, principalmente nos países que vivem em “vias de desenvolvimento”. Nós conhecemos bem esse quadro social e as consequências em nossa sociedade.
A sustentabilidade é mais do que garantir oxigênio e aproveitamento adequado do solo para a produção de alimentos. Supõe um modo de viver, produzir e trabalhar de forma a atender as demandas das gerações atuais sem comprometer a capacidade de sobrevivência das gerações futuras. Para tanto, necessitamos de ações dos governos, mas também de muita consciência da sociedade. O sistema de vida social precisa unir sustentabilidade e equidade. Para tanto, precisamos de pessoas com conhecimento técnico, mas com capacidade de reduzir os resíduos tóxicos, utilizar energia limpa e reciclar materiais. Esse é o mundo que precisamos conquistar.
Para que estou dizendo isso para você? Estou pedindo a sua ajuda enquanto Escola. Estamos trabalhando com os nossos alunos essa consciência sustentável, mas nada conseguiremos se não multiplicarmos esse comportamento sustentável. Precisamos reforçar em casa, nas praias, no campo, nos passeios etc, o quanto é importante cuidarmos bem de nossos resíduos. Produzimos com o nosso consumo uma enorme quantidade de lixo e não sabemos ainda lidar com isso. Nossas ruas e praias têm sido depósito de lixo doméstico e descarte de embalagens por nós mesmos. Se não orientarmos as nossas crianças, continuarão a fazer esse descarte sem se preocupar em destinar o lixo de forma correta. Escola, família e sociedade em geral têm que estar comprometidos com esse desafio. Precisamos de ter a certeza que deixaremos um ambiente melhor para as gerações futuras.
A onda de consumo de nosso sistema capitalista, que nos faz achar que a felicidade está no consumo de bens, gera uma montanha enorme de descartados. Os brinquedos, as roupas, as embalagens, os utensílios em geral, tudo produzido para durar pouco, provocando a necessidade de substituição rápida do que compramos, provoca uma avalanche de lixo. O mundo de facilidade nos transformaram em consumidores compulsivos e consequentemente produtores de resíduos em tonelada. Mas, o que nos cabe então? Somos responsáveis por tudo isso? Não! Somos responsáveis por educar nossas crianças tanto no consumo como no descarte dos resíduos que produzimos. Vamos entrar nessa “onda verde” e gerar em nosso ambiente familiar uma consciência ecológica e sustentável? Tal comportamento ajuda o planeta e é a parcela que nos cabe nessa missão de fazer a nossa parte para salvarmos o nosso planeta.
Educação é assim, se faz em parceria. Escola e família em ações conjuntas e coordenadas, acreditando que formar bons cidadãos é também formar pessoas capazes de enxergarem na sustentabilidade a sobrevivência da vida e a felicidade de todos. Vamos juntos, construir um mundo melhor, mais humano, menos consumista e mais sustentável.

Muito obrigado gente. Estamos juntos!