quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Indisciplina Infantil e o TDAH


É muito comum, crianças terem comportamento inadequado que cause insatisfação aos pais e aos educadores. Mas se o comportamento estiver mesmo muito fora do gráfico, é preciso estar atento. Ao perceber crianças teimosas, inquietas e rotuladas de mal educadas em casa e na escola, principalmente se apresentarem dificuldades no aprendizado escolar e no relacionamento social com os amiguinhos, é hora de se procurar um profissional para uma avaliação mais profunda. Geralmente, a escola percebe primeiro que as famílias a necessidade de um apoio à criança com essa sintomatologia. Crianças que apresentam esse quadro: desorganização, impaciência, dificuldade de aprendizagem e de relacionamento podem ser portadoras de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade).
O TDAH é uma patologia que se caracteriza por uma alteração no lobo frontal, causadas por fatores externos ou genéticos. Portanto, trata-se de um transtorno neurobiológico que aparece na infância e acompanha a pessoa por toda a vida. Segundo Silva (2009, p. 23), ninguém adquire TDAH durante a vida, mas nasce com ele. Portanto, se faz necessário um acompanhamento médico, e a escola deve ser informada através de laudos médicos para que o trabalho das Psicopedagogas sejam adequados a cada caso. Escola, família e profissionais de saúde devem formar juntos o tripé de apoio a essa criança ou adolescente, sem dramas. Os portadores de TDAH são inteligentes, criativos e intuitivos. Apresentam dificuldade em administrar o tempo, manter a concentração e dar continuidade ao que iniciam. O transtorno apresenta três sintomas específicos: desatenção, impulsividade e hiperatividade. Cuidado! Não vamos confundir o portador de TDAH com uma criança ativa, esperta, brincalhona e inquieta. São situações diferentes e, por isso, a importância de uma avaliação médica.
O diagnóstico de TDAH é muito importante, e para fechar esse diagnóstico é necessário que o paciente apresente claras evidências de prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional (conforme a CID 10). Por isso mesmo, o tratamento é muito importante. Não só a medicação, mas técnicas que venham auxiliar a criança ou adolescente a melhorar o seu desempenho na escola e no relacionamento com os amigos. Aí entra o importante trabalho do Psicopedagogo na escola.
Convém salientar que é importante e fundamental a diferenciação entre TDAH e indisciplina. Um diagnóstico correto é fundamental para o bom desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança, uma vez que o não tratamento pode vir a comprometer gravemente a vida do paciente. Assim, é relevante a participação da família nesse empenho de buscar ajuda, caso haja suspeita por parte da escola ou mesmo de um familiar. No mais, não há com o que se perturbar. A escola está preparada para acompanhar os alunos que venham apresentar esse quadro e, além disso, tudo se organiza quando realizamos as nossas trocas com confiança e segurança. Como sempre digo, estamos juntos! Acredite nisso!
  


Referências:

1) Silva, Ana Beatriz. B. Mentes inquietas. São Paulo, Ed. Gente, 2003.

2) CID – 10, classificação de transtornos mentais e de comportamento. Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre, Artmed; 1993 R. 2011.

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