terça-feira, 13 de novembro de 2012

Meu filho está tirando notas boas



 “Os dedos de nossas mãos não são iguais”. Nossos filhos também não! 


Como sabem, eu tenho três filhos e, claro, entendo que cada um é um. Por isso, lá em casa, eu e minha mulher respeitamos  o jeito de ser de cada um na lida diária com as crianças. E como diz o ditado, “Em casa de Ferreiro,  o espeto é de pau”, sendo educador e pai, eu também estou o tempo todo buscando caminhos para acertar na educação de meus  filhos, pois, no dia a dia, essas diferenças, às vezes,  são difíceis de serem gerenciadas.
Mesmo sem querer, muitos pais criam expectativas de que os filhos serão os melhores em tudo. E como nem todos nós nascemos para gostar de estudar, pois essa ação depende da personalidade de cada um, os resultados da escola costumam frustrar muito a família. Não entendam que estou defendendo que devamos aceitar notas vermelhas como algo normal. Não é isso! Só não acredito que é necessário que a criança seja o melhor aluno ou que tenha as melhores notas. Cabe a nós, pais e educadores, conscientizar nossos filhos sobre a importância dos estudos para a vida.
Já tratei deste assunto com vocês, mas retomo à questão, compartilhando minha  própria experiência. Orgulhosamente, meu filho tem me apresentado bons resultados, depois de várias recuperações na escola. Sinto que ele está mais motivado e feliz. Confiante, ele tem me trazido o bom resultado, que não é o dez, com um lindo sorriso no rosto. Qual é a mágica? É simples assim...
· Quando seu filho chegar com notas baixas da Escola, não o recrimine nem fique bravo com ele. Pergunte o que houve e argumente sobre a necessidade de ele recuperar a nota;
· É importante ter paciência. O processo de recuperação das notas é a médio prazo, pelo menos;
· Converse com seu filho sobre a importância dos estudos, sem criar a expectativa futura, pois isso gera ansiedade, o que não é bom;
· O estudo tem que ser diário e supervisionado por um adulto. Tire as dúvidas, mas não faça a atividade para ele;
· Incentive a criança a despertar o interesse pelos estudos, através de desafios;
· Dê carinho e atenção e compreenda que o que a criança lhe entrega de resultado pode ser melhorado, mas é o que temos no momento para ser valorizado e elogiado.

Se você se permitir dar um mergulho em sua consciência, vai se lembrar de que, em algum momento de sua vida, você não foi a excelência nos estudos ou nos esportes. Pode até ser que se lembre de algo que levou os seus pais a repreendê-lo. Não foi isso? Pois é, você está aqui e com responsabilidades na família, no trabalho etc. A vida é assim mesmo. A gente cresce e amadurece. 
Por isso mesmo, compartilho com vocês essa maravilhosa experiência para que aproveitemos esse momento para nos lembrarmos do que já sabemos: nossos filhos, com base moral sólida, escolaridade e afeto, serão adultos felizes que também terão responsabilidades futuras. A vida é assim! Estamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário