terça-feira, 13 de novembro de 2012

Casa dos avós: compotas na cristaleira



Vocês se lembram da casa de seus avós? Eu me lembro, e muito! Chegar à casa de minha avó era a certeza de “bom atendimento”. Doces deliciosos, frutas no quintal, carinho gostoso e pronto! Esperava ansioso um retorno. Sempre foi assim. A importância dos avós na vida dos netos é tão grande quanto é a presença dos pais na vida dos filhos. Não me lembro de avós “coordenando” a minha vida ou a vida de meus amigos. Os avós eram uma referência gostosa e não tinham obrigações com os netos.

Essa questão é bem contemporânea. Avós ajudando, ou mesmo “criando” os netos, é bem típico de nossa sociedade atual. Também é bem contemporâneo ver avós novos, bem dispostos e com energia para “ajudar” a criar as crianças. Que delícia! Como os avós podem ajudar,  né? Afinal, são experientes e nos passam muita confiança.

Hoje, é cada vez mais raro encontrar a casa da vovó de nossa época. Da minha, então, ficou na história, na lembrança. Como já disse, o mundo contemporâneo impõe um ritmo pesado, exigindo que todos trabalhem muito. Por isso, é frequente recorrermos aos avós para darem um apoio importante. E como é importante! Mas precisamos nos organizar quanto ao papel de cada um.

Os avós podem ajudar sim, mas não podem substituir os pais. Pelo menos nas condições normais. A função dos avós não pode ser a de educar os nossos filhos. Isso cabe aos pais. Os avós naturalmente relaxam na disciplina, pois se relacionam com os netos de forma mais tranquila do que se relacionaram com os filhos. A responsabilidade é outra. Não se trata de pensar que os avós deseducam os netos, mas não podem ser a referência de autoridade da família. Esse papel é dos pais, não pode ser delegado a ninguém. São os pais que planejam as principais linhas educativas, os hábitos e os valores humanos que desejam transmitir aos filhos.

Como os avós têm um ritmo mais pousado e são naturalmente mais compreensíveis, é normal que os netos apelem para a sua intervenção, mas tudo com o essencial limite. Quem educa, disciplina e organiza as rotinas da família são os pais. Mas, isso não é razão para temores. Geralmente os avós não interferem e não querem assumir grandes responsabilidades.

É importante que pais e avós não discutam sobre a educação das crianças na frente delas. Se surgir alguma divergência, é preciso solucioná-la longe das crianças. Não é sadio para elas ter que tomar partido na discussão. O que é preciso é a criança saber diferenciar os pais dos avós e saber que a autoridade reside nos pais. Só isso! No mais, deixem-se amar. Como é gostoso, como é saudável, como é maravilhoso!

Por isso, se for possível, recorram aos avós para que os ajudem em algum ponto que não seja fundamental na educação de seus filhos. E, dedicados, darão aos netos o carinho e a atenção que tanto desejam.

Saibam que estamos juntos. Avós, pais e educadores são tudo de bom no mundo maravilhoso de nossas crianças. Como é gostoso curtir os avós!

 

Fonte: Edufam – www.edufam.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário