terça-feira, 13 de novembro de 2012

No anseio de dar tudo, às vezes estamos presenteando na hora errada.



Converso muito com os pais de nossos alunos. Há encontros muitos agradáveis, em situações sociais fora da escola. Tenho tido a alegria de conhecer pais e tornar-me amigo de muitos casais. Na conversa informal com eles, aprendo muito. Compartilhamos experiências, trocamos impressões acerca do comportamento das crianças e, claro, chegam a mim situações novas que muito me ajudam a entender o universo de nossas crianças. Como tenho refletido muito sobre o papel da família, da escola e as respectivas responsabilidades, os encontros, além de divertidos e gostosos, me trazem inspiração.
Em um domingo desses, recebi um casal de amigos e suas crianças que estudam em nossa escola. Um bate-papo agradável, crianças brincando e a gente ali realizando as nossas trocas. Um dia de sol maravilhoso e a companhia de pessoas irradiantes. É impossível não falarmos de nossos filhos, nossas preocupações e, claro, compartilharmos experiências como pais na educação de nossas crianças. É interessante observar que na conversa encontramos muitas situações, que “só mudam de endereço”, pois a questão é a mesma.
Muito interessante isso. Até escutei de minha esposa, com ar de alívio, um comentário confortante: “É bom a gente conversar porque daí a gente vê que os nossos filhos são iguais. A gente fica achando que só a gente tem problemas...” Problemas aqui, são aquelas coisinhas que conhecemos como birra, teimosia, aproveitamento escolar etc. Mas é isso mesmo! Os problemas enfrentados pelos pais na educação dos filhos são muito similares. Afinal, vivemos em um mesmo contexto, em uma mesma sociedade e em uma mesma escola. Tudo fica muito igual mesmo, até os “problemas de nossos filhos”. Por isso, conversar sobre as nossas experiências é muito interessante.
Nesse encontro tão delicioso, entre degustações e risadas, o amigo exteriorizou uma certa “frustração” por sentir que às vezes parece que os filhos não valorizam o que oferecemos a eles. Concordei na hora. Sinto a mesma coisa e cobro a valorização deles por terem recebido um presente, uma viagem desejada ou até mesmo um almoço em um restaurante encantador. Só que, a exemplo do que acontece com o amigo, os filhos recebem o que damos com muita naturalidade. Concluímos: estão tão acostumado a ganhar tudo que valorizam pouco. Pois é... A culpa é deles? Não seria ansiedade nossa? Estamos oferecendo realmente mais do que necessitam ou mesmo desejam?
Meus caros amigos, realmente temos que nos questionar! Às vezes (tenho certeza disso!) por querer agradar e muito e oferecer todas as oportunidades, nós estamos é exagerando na medida. Damos tanto, que as crianças passam a ter outro referencial e valorizam menos o que tanto têm. A época era outra, o país era outro, mas me lembro que lá em casa, presentes e viagens só aconteciam na hora certa. Nem adiantava chorar. Verdade! Mas também sabemos que o mundo de nossos filhos não é o mesmo mundo da gente e também que nós não somos os nossos pais. Tudo mudou.
Nossos filhos, são da “Geração Z”. É uma definição sociológica para os nascidos desde a segunda metade na década de 90 até os dias de hoje. Nasceram no “boom” da criação dos aparelhos tecnológicos. Os que gostam é de “zapear” canais de TV por assinatura, navegar na internet, brincar de Vídeo Game, mp3 Player e tudo o mais que inventaram. Diferente da gente, né? Pois é... muito diferentes. Será que estamos acompanhando? Não poderemos vencer essa geração? Claro que não! O mundo é deles, para eles e por eles. O que poderemos fazer é compreendê-los, amá-los e respeitá-los. Não valorizam, ou parece que não, por terem com as oportunidades, uma relação diferente. Estão acostumados aos confortos de um Brasil que cresceu e que nos deu melhores condições de vida.
Então, vamos relaxar um pouco e procurar a melhor forma de nos relacionarmos com os nossos filhos. Continuo vigilante, explicando a eles o mundo e suas contradições; dizendo a eles o quanto é importante valorizar tudo e agradecer a Deus. Contudo, mais amadurecido na questão, entendo que eles precisam viver o mundo na ótica deles e enxergar a vida através de suas lentes e não das minhas. Sou de outra geração e tenho a obrigação de entender o mundo deles, as expectativas deles e os anseios que os rondam. Peço a Deus luz para que em nossa caminhada como família e escola, encontremos sempre pessoas que, com sua experiência, nos ajudem a enxergar melhor o nosso mundo. Que sejamos felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário