terça-feira, 13 de novembro de 2012

Televisão: É preciso ter cuidados!



Todos nós estamos apavorados com a agressividade e a violência com que convivemos hoje. As crianças e os nossos pré-adolescentes estão também assustados. Digo isso por saber que eles estão assistindo aos programas de TV sem nenhum “filtro”. Assistem a novelas, filmes e programas de entretenimento elaborados para o público adulto. Isto não pode acontecer! Por favor, não deixem que assistam às telenovelas da noite. Elas são para o público adulto.
Já escrevi a respeito desse tema, mas tenho observado, ouvindo as “vozes dos corredores” de nossa Escola, que as crianças estão acompanhando novelas e filmes extremamente violentos. Em casa, eu não deixo. Podem assistir aos canais dirigidos ao público infantil e teen, mas não a canais ou a programas direcionados aos adultos.
A televisão é um competidor importante pelo coração e pela mente de nossos filhos. Ainda crianças, eles podem confundir agressividade na tela com os resultados dessa violência sobre elas. As mais novas não desenvolvem ainda defesas ou controles para medos induzidos por imagens que não vêm do seu mundo, mas da imaginação de um adulto. Os pais precisam limitar o tempo de exposição da criança à TV e monitorar o que estão assistindo. Na verdade, deve-se assistir junto com as crianças para poder avaliar os impactos e decidir se permanecerão ou não assistindo àquele programa.
Claro que não estou aqui fazendo um “discurso retrô”. A TV e a internet vieram para ficar. É irrealístico pensar que uma criança possa ser criada sem assistir a TV e, na verdade, há programas que até ajudam as crianças e os adolescentes, basta selecionarmos. Para tanto, temos que participar. Em minha casa, as crianças não têm TV em seus quartos. TV é na sala e é para que a família compartilhe. Também não os deixo assistir novelas da TV aberta e muito menos a das 21 horas. Nesse horário, já estão na cama. Como a sempre digo, criança tem que dormir e bem, para repor a energia.
Assistir à televisão com os filhos nós dá uma chance de compartilhar a experiência deles e escutar suas perguntas e preocupações. Alguns pais são resistentes a esse conselho, mas experimentem e verão que é fantástico, pois terão a oportunidade de observarem mais seus filhos, o que pensam e o que desejam. Saibam que o tipo certo de TV e mídia ajuda a moldar o comportamento de crianças e adolescentes. Eles estão prontos e ansiosos para identificar-se com os adultos e seus papéis. Podemos até influenciá-los na escolha de papéis adicionais se formos companheiros na escolha do melhor programa ou filme para se assistir.
Em casa, nós fazemos isso e quando o relógio aponta 20h30, encaminho-os para os quartos. Aí irão ler um livro até as 21h, quando certamente pegam no sono. É simples assim, pois acredito na necessidade da rotina na vida de nossos filhos.

 
Fonte: BRAZELTON, Berry T. Momentos decisivos do desenvolvimento infantil. Ed. Arimed. Porto Alegre, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário