segunda-feira, 24 de março de 2014

Meu filho quer brincar na casa do amigo


Chega o final de semana e é sempre assim lá em casa. Várias crianças vindo brincar e algumas vezes, meus filhos indo à casa dos amigos. Eu conheço todos eles e me alegro ao ver a casa cheia. Sei que para muitos pais permitir aos filhos brincarem na casa dos amigos não é nada fácil. Na verdade, conheço vários casos em que os pais não permitem.
A questão que sempre provoca o impasse que leva ao não, quando o filho manifesta desejo de brincar na casa de um amigo, está no temor de quem cuidará das crianças. Há situações em que os pais acham os filhos ainda muito novos para uma “aventura” fora de casa. Há também o medo de que a criança poderá chorar ou até mesmo a insegurança de não saber se será bem cuidada no período em que se encontra na casa do amigo. Dormir, então? Nem pensar! Mas isso está correto?
Devemos considerar o desejo de nossos filhos de conhecer a casa de seus amigos, com os quais elas já brincam na escola. O desejo surge muitas vezes da necessidade de desvendarem os mistérios que povoam a sua imaginação. “Que brinquedos o meu amigo tem?” “Onde ele guarda os brinquedos?” Tudo isso está intrigando a imaginação fértil das crianças. Também querem experimentar outros costumes familiares como alimentação diferente, experiências de convívio e domínio das diversas emoções em um espaço físico diferente. Crianças adoram isso, pois tornam-se fascinantes as experiências onde elas estão sós. Portanto, não há mal em deixar, claro, em total confiança. Por isso mesmo não tenha vergonha de telefonar para o pai ou mãe do colega de seu filho e levantar questões que lhe garantam segurança. É preciso ter confiança na família e saber que tudo estará sob o controle e guarda de um adulto.
Quando seu filho(a) manifesta a vontade de ir à casa de um amigo, certamente é porque ele gosta deste amigo e se sente seguro, tem afetividade e, claro, se sentirá bem acolhido na casa dele, principalmente quando ao telefone, você se certificar de que os pais do amigo estão querendo recebê-lo(a). Para facilitar a estada de seu filho na casa do amigo, basta marcar o horário de ir levar e buscar, e orientá-lo a respeito de cuidados que deva ter. Mas tudo com naturalidade, afinal ele está indo à casa de seu amigo. Amigos são importantes e queridos.

O momento da brincadeira é uma oportunidade para a criança experimentar o mundo, realizar relacionamento social, elaborar a autonomia e organizar as emoções. Brincar com amigos e em ambientes diferentes do seu favorece alguns princípios como compartilhar, cooperar e exercer liderança. Sozinho, a criança ao brincar não consegue desenvolver todas as habilidades que são desenvolvidas quando ele brinca com outras crianças e principalmente em um lugar, longe da superproteção dos pais. Por isso mesmo, eles precisam brincar. Receber amigos em casa e visitar a casa de outros faz parte de um importante “jogo” que contribui para a maturidade das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário