segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Mas, o que é a Educação 3.0?


O grande educador brasileiro Paulo Freire, falecido em 1997, já havia anunciado as mudanças pelas quais a educação passaria, a partir de uma pedagogia mais participativa e colaborativa. Essas mudanças certamente estão impactando nos modelos pedagógicos vigentes e provocando uma verdadeira revolução silenciosa na educação. Estamos falando de uma nova concepção, um novo conceito e uma nova pedagogia, que ganhou o nome de Educação 3.0. Esse conceito foi utilizado inicialmente no ano de 2007 pelo Prof. Derek Keats, da Universidade de Witwatersrand, de Joanesburg. A ideia era produzir um conceito para a proposta de introduzir na prática de ensinar o aprendizado colaborativo e personalizado, a partir de uma visão mais holística do educando.
Preparar os estudantes desta nova geração para o mercado de trabalho está exigindo das escolas e dos educadores uma nova postura, levando ao engajamento dos alunos motivados a dar respostas aos desafios de hoje e do futuro, e a enxergar o aprendizado como uma ação contínua que não se restrinja às oportunidades oferecidas pelos professores, mas que oportunize ao aluno buscar e construir saberes inerentes às suas necessidades de aprendizagem e interesse em um ambiente físico acolhedor e de posse de tecnologias digitais para o suporte da aprendizagem. As salas de aula de hoje se transformarão em ambientes onde o mobiliário e a dinâmica do aproveitamento do espaço garantirá aos alunos acesso às informações sem necessitarem de livros ou mesmo biblioteca. Os educadores, por sua vez, deverão estar habilitados para lidar com alunos cada vez mais conectados e informados. Terão, então, que ser mais orientados para a solução de problemas do que “passadores de informação”, “dadores de aulas”. 
Ao contrário do que muitos podem pensar, a escola 3.0 não é aquela que troca a lousa de giz pela lousa digital, ou o caderno pelo tablet para simplesmente continuar transmitindo o conhecimento. Ela é, antes de tudo, uma nova concepção de ensinar, como ensinar e com o que ensinar e avaliar. Esse é o desafio para todos os educadores do mundo e essa nova pedagogia já é realidade em vários países da Europa e também nos EUA. De forma objetiva, a ideia principal é levar os alunos a trabalharem em problemas que valem a pena resolver, produzindo em conjunto, através de pesquisa, aprendendo a criar histórias, empregando diversas ferramentas, sendo curiosos e criativos, como é necessário que sejam as pessoas ativas do século XXI. Hoje, na vida e no trabalho, as pessoas vivem e trabalham em pequenos grupos. Elas resolvem problemas juntas. Usam ferramentas digitais, apresentando novas ideias para os outros, reunindo informações de vários conhecimentos para a solução dos problemas. Elas conversam umas com as outras, utilizando-se de muitos veículos de comunicação e interação colaborativa.
A escola 3.0 precisa evoluir a ponto de ser parte dessa cultura produtiva e relacional de nosso século. Os alunos necessitam de conexão com o mundo e de um ambiente desafiador. Ainda estamos com um modelo 2.0, mas avançando para o modelo 3.0. Jim Lengel, consutor e professor da Universidade de Nova York, concorda que a escola de hoje necessita evoluir para o mesmo modelo de trabalho executado hoje pelas grandes corporações em todo mundo. A escola tem que propiciar aos estudantes um ambiente físico e pedagógico que se assemelhe ao que ocorre no mundo do trabalho contemporâneo. É preciso contextualização com o mundo atual, com as novas tecnologias e demandas do nosso mundo e do mundo em que nossas crianças viverão. 


2 comentários:

  1. òtimo texto. Como professora já me adiantei porque acredito exatamente nisto e fiz uma Latu Senso em Mídias na Educação que me trouxe uma bagagem de conhecimento muito bom e tento colocar em prática a teoria que na minha rotina ou seja na minha práxi pedagógica dá muito certo os alunos amam e se tornando novos alunos , mas a escola e o grupo de Professores e até alguns pais questionam e não aceitam.Por exemplo monto um e mail para turma e recebo trabalhos no e mail , mas existe uma resistência na mudança. É preciso um trabalho de preparo estudo e aceitação desta realidade. O celular em uma sala de aula deve ser um aliado , deve ser uma ferramenta , mas para isto o Professor precisa de estudar. Para mim a Educação 3.0 é uma realidade que cedo ou tarde será aplicada em todos os sistemas.

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  2. Olá! Muito obrigado Mônica pelas considerações. Continue inovando. Um abraço!

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