quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ensine seus filhos a terem objetivos na vida

Tenho pensado muito sobre a necessidade de, como pai, ter uma participação mais ativa na influência de meus filhos no sentido de buscarem o que desejam na vida. Confesso que essa reflexão é bem atual. Não faz muito tempo, eu acreditava que a escolha deles, deveria ser apenas deles. Achava que o meu papel seria o de apoiar a escolha de cada um. Estou revendo essa postura. Acredito hoje, que para que os filhos sejam bem-sucedidos na vida é fundamental que ensinemos a estabelecerem os seus próprios objetivos. Assim, como nós adultos, as crianças e adolescentes quando sabem o que querem, tendem a ajustar sua conduta para obter o desejado. Deixá-los muito livres, pode ser uma janela muito aberta para eles, o que torna as escolhas muito difíceis. Sei da psicologia, que estabelecer objetivos é uma função dos lóbulos frontais do cérebro, a parte mais evoluída da mente humana. Para que haja mais eficiência nessa parte de nosso cérebro, é preciso saber o que se quer, o que achamos ser importante em nossa vida. Dessa forma, quando estabelecemos objetivos na vida, mantemos uma conduta mais focada, e buscamos aquilo que estamos desejando.
Observando adultos bem-sucedidos e mesmo crianças que se destacam, tenho constatado que todos têm em comum, um senso grande de responsabilidade e objetivos muito claros em suas vidas. São focados, determinados e comprometidos com os objetivos estabelecidos. Vejo isso nos alunos que se destacam, em profissionais que estão em condições diferenciadas de seus pares e aqueles que de fato realizaram os seus sonhos. É incrível como a determinação e a presença dos pais nessa escolha foi fundamental. Artistas, atletas e profissionais de sucesso dão esse testemunho o tempo todo. Por isso mesmo resolvi rever as minhas práticas e conduta de meus filhos. Quero então compartilhar com vocês essa experiência, apenas para que possa encontrar uma forma de ajudar os seus filhos a desenvolver o seu próprio milagre. Para tanto, convido a todos nós a nos tornarmos secretários de nossos filhos da seguinte forma:
Pegue uma folha de papel e uma caneta. Escreva com clareza quais são os objetivos de cada um. Vamos utilizar os seguintes títulos: Relacionamento com irmãos, pais e amigos. Depois coloque Relacionamento com a escola e com a sua carreira (QUANDO ADOLESCENTE). Depois coloque Objetivos atuais e futuros. Ao lado de cada título escrito, coloque o que é importante para o seu filho ou filha naquela área. Escreva o que ele deseja e não o que não quer. Obtenha a informação de seus próprios filhos. Se a criança está achando difícil, então ajude-a com exemplos e faça sugestões. Escreva sempre na primeira pessoa, pois é o filho ou a filha que está se comprometendo com aquilo. Terminado o trabalho, é importante fixá-lo em uma parte onde todos os dias a criança ou o adolescente possa ver. No espelho do banheiro por exemplo, em um quadro de aviso em seu quarto ou algo assim. O importante é que todos os dias possa focar no que foi estabelecido. Focar nos objetivos irá levá-lo a construir metas.
Baseado em uma estratégia de atendimento do psiquiatra infantil americano Daniel Goleman (Neurocientista, Psiquiatra Infantil e diretor da The Amen Clinic na Califórnia) construo como sugestão a “Página de minha vida”. Veja o exemplo:

PÁGINA DE MINHA VIDA: O QUE EU QUERO PARA A MINHA VIDA?

NOME:

RELACIONAMENTOS:

PAIS:
IRMÃOS:
AMIGOS:

ESCOLA:

COMPORTAMENTO:
COMPROMISSO:

CARREIRA: O QUE PRETENDO NA VIDA?
OBJETIVOS ATUAIS E FUTUROS:

Vamos aproveitar esse momento com os nossos filhos, para ensiná-los a se concentrarem naquilo que é importante para eles. Essa construção em conjunto dará a eles mais confiança e com certeza a sua autoestima se elevará. Nossos filhos, necessitam de nosso apoio, carinho, atenção e acima de tudo orientação. Não deixemos que encontrem a sua própria sorte, pois isso pode ser uma atitude negligente. Saibam que eles esperam de nós um encaminhamento em suas vidas. Não iremos sufocar, escolher para eles aquele que seria o nosso sonho, mas devemos ajudá-los a encontrar o seu próprio sonho. A vida torna-se mais gostosa e os desafios passam a ser vistos como etapas a serem vencidas para alcançarmos o que estamos procurando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário