Todo ser humano é um educador em potencial, e sabemos ser a Educação elemento fundamental para a sobrevivência de nossa civilização. A Educação corrige e dá norte à evolução humana. É o esteio da sociedade e, certamente, a base da reprodução da cultura em todo o mundo.
Educador não é somente quem se propõe a ensinar; aquele que é modelo para outro já se torna um educador, pois influencia até no jeito de ser e de ver o mundo. Por isso mesmo, um dia desses, recebi um e-mail muito atencioso e gentil de uma mãe de um aluno de nossa Escola, sugerindo que escrevesse aos pais, pedindo ajuda na questão do trânsito na proximidade da Escola.
Por onde já passei, ao longo de minha experiência, isso é mesmo muito complicado. Há concentração de veículos e muitos pedestres. Ao término das atividades, a quantidade de alunos que saem é grande, mesmo com um planejamento de desencontro de horários dos alunos maiores.
O fluxo grande de alunos provoca um grande movimento de pais e responsáveis que vêm buscar as crianças. E isso exige muita paciência da gente. Buzinar, estacionar em áreas proibidas, desrespeitar a sinalização, parar o trânsito aguardando a chegada da criança não ajuda. Só complica! E, pior, ensina errado aos futuros condutores. Precisamos ter consciência de que, como educadores que somos, temos que dar o bom exemplo, respeitar a sinalização e o direito das pessoas.
Em ecologia, também estamos sempre ensinando com exemplos. Desperdiçar água, jogar papel no chão, atirar lata de refrigerante pela janela do carro e sujar a areia da praia nos transformam em exemplos que os filhos espelharão. A força do exemplo é maior que a força das palavras. Precisamos estar atentos a isso para a boa educação de nossas crianças. Como tenho dito, a escola, sozinha, não consegue: precisamos caminhar juntos para que as crianças sintam a força da boa educação. O tempo todo temos que ensinar-lhes o que é correto para que possam aprender sempre o que é bom.
O lucro do viver em grupo e ser educado pelo grupo é isto: um descobre, cria, inventa; os outros seguem o exemplo, copiam. É assim que acontece em família, na escola ou em qualquer outro lugar. Se os pais fazem, por que os filhos não podem fazer? Se o educador faz, por que o aluno não pode fazer? Se o colega faz, por que eu não posso fazer?
Pois é, por isso mesmo devemos fazer o certo e garantir que as nossas crianças estejam convivendo com pessoas educadas, pois certamente algo copiarão.
A ideia desta reflexão, caros amigos, é chamá-los a eternizar com os filhos o compromisso de melhor ensinar e de ser educador, pois somos todos, pais e professores, educadores de pessoas. Por isso eu disse: somos todos educadores!
Referência: TIBA, Içami. Pais e educadores de alta performance: psicologia aplicada, Integrante editora. São Paulo, 2011.
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