segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Você já conversou com seu filho hoje?

A maioria dos problemas advindos do relacionamento de pais e filhos se resolve com uma boa conversa, mesmo em se tratando de crianças menores. É muito importante o diálogo para que os pais sintam as dificuldades dos filhos, que certamente existem, pois crianças e adolescentes não são peritos em resolver conflitos. Eles precisam sempre de alguma ajuda, até para a solução de coisas pequenas. Quando crescem um pouco e já são adolescentes, aí sim que o diálogo em casa ganha mais importância.
Existem várias formas de diálogo, e os pais têm que saber disso. Muitas vezes, inclusive o silêncio deve ser lido como uma forma de expressão que deve ser respeitada, ou, dependendo, investigada mesmo. Agora veja... Comunicar, dialogar significa também escutar. Para que haja uma boa conversa é importante a escuta da criança ou do adolescente. Só assim conseguiremos entender onde está o problema, para depois buscarmos caminhos juntos. Mais ainda, precisamos estar atentos às diversas formas de expressão e, claro, à faixa etária de nossa criança. Não podemos exigir que uma criança de 5 anos tenha a capacidade de verbalização de uma criança na pré-adolescência ou mesmo a de um jovem que se expressa com mais complexidade. E que complexidade! Eles falam não só através das roupas, do cabelo, do grupo social, mas também, e principalmente, através das redes sociais. São complicados mesmo! Mas veja, nós é que temos obrigação de nos aproximarmos de forma  a termos abertura para o diálogo.
O que mais atrapalha no relacionamento pai e filho é o receio por parte dos filhos de não serem compreendidos. Experiências passadas, em que a criança ou jovem não tiveram boa aceitação, podem provocar uma mágoa e, com certeza, insegurança. Como não querem ter uma experiência constrangedora, então se fecham. Cuidado com isso! Muito cuidado para não perder a confiança dos filhos no que tange à certeza de que haverá diálogo, escuta, compreensão. Lembre que isso não significa ceder, caso seja necessário manter um posicionamento mais firme em caso de disciplina.
A comunicação na família é essencial para que os filhos desenvolvam habilidades futuras na questão de se comunicar na sociedade e até mesmo em seus relacionamentos pessoais e íntimos. Se tiveram “espaço” em casa, saberão dialogar com o cônjuge e com os filhos também. É através da comunicação que os sentimentos e opiniões podem fluir livremente, propiciando um ambiente mais verdadeiro e feliz.
            Como sempre procuramos dicas que nos auxiliem em nosso dia-a-dia com os filhos, seguem sugestões que podem ajudar:

·       Mostre interesse sobre os assuntos diários dos filhos. Pergunte-lhe como foi na escola. Peça-lhe que conte algo que observou ou mesmo achou engraçado.
·        Jamais desvalorize seu filho(a) ou faça críticas que o exponha.
·        Respeite a privacidade da criança e do adolescente.
·        Esteja sempre à mesa com a família, fazendo refeições todos juntos.
·        Incentive o diálogo, valorize o que está sendo posto e respeite as opiniões dos filhos.

Vamos lá. Tudo vai dar certo, e as nossas crianças crescerão felizes. A única coisa que você não pode esquecer é que “tudo passa... só você fica com você!” (Gasparetto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário