quarta-feira, 23 de abril de 2014

Não atrapalhe o trabalho da Escola; seja parceiro(a) na educação de seus filhos


Tomei coragem! Há muito tempo que pensava escrever a vocês sobre esse tema. Sei que não é fácil, mas gostaria muito de poder compartilhar com você essa minha inquietação. Afinal, você já pensou que, em alguns casos, os pais podem, em vez de ajudar, atrapalhar o trabalho que a escola vem desenvolvendo? Mas como isso pode acontecer? De várias formas! Acontece quando você faz a tarefa de seu filho(a), o que reforça nele a incapacidade de fazer essa atividade. Isso ocorre quando você castiga seu filho por baixo rendimento escolar, ao invés de privilegiar o diálogo. Atrapalha também quando fala mal da escola ou critica as atividades propostas e quando demonstra pouco respeito ou confiança pelos educadores. Para o aluno, e seu filho(a) é um aluno(a), os professores e a escola têm que ser “o máximo”.
É evidente que, caso haja qualquer insatisfação, a família tem que procurar a escola. A equipe pedagógica está organizada para melhor atender às suas demandas. Problemas de escola resolvem-se na escola e não em grupos nas redes sociais. Você estará se expondo e também a seu filho(a). Tenho gerenciado conflitos de alunos e familiares por exposição em redes sociais. Definitivamente é na escola, com profissionais capacitados e com base em um “contrato de confiança” mútua, que se resolvem os problemas naturais e pertinentes ao desenvolvimento e ao relacionamento das crianças. Sempre foi assim! Para facilitar tudo, conheça as normas de convivência da escola e conscientize seu filho sobre a importância de cumpri-las. Isso não significa impor uma cultura de obediência cega. Seu filho pode colocar o que sente, mas precisa conhecer os limites que a sociedade nos coloca, para viver bem e feliz.
Se a escola convidar você para uma reunião ou atendimento no Serviço de Orientação, venha com atitude aberta, sem defesa. A escola não está chamando para falar mal de seu filho: queremos compartilhar situações que certamente ajudarão seu filho(a) no cotidiano da escola e na vida. Somos educadores e o nosso foco é apenas a formação de pessoas. Tenha certeza de que temos habilidades e competência para lidarmos com os problemas de seus filhos aqui na escola.
Quando se dirigir a seu filho(a) falando algo sobre a escola, lembre-se de que é da “escola dele” que você está falando. Um ambiente onde ele se realiza como pessoa, onde se desenvolve emocionalmente e cognitivamente. Lembre-se que é nela que ele tem amigos, onde mostra as suas potencialidades e onde todos se expressam. Portanto, trate a escola com carinho, afinal somos parceiros e somos mesmo! Para nós, o que está em foco é o desenvolvimento integral e harmonioso das competências e potencialidades de seu filho. Por isso, a Escola é um lugar mágico para ele. Para nós, esse ambiente deve ser o espaço perfeito para que eles realizem suas trocas sociais, afirmem-se em valores éticos e também se façam atores desse teatro, cuja peça é um grande ensaio para a vida real.
O que pretendo com esse rápido ensaio é sinalizar que nós, educadores, estaremos sempre aqui para alinharmos ações eficazes que ajudem as nossas crianças a se sentirem acolhidas emocionalmente e preparadas social e cognitivamente para os desafios da vida. Vivemos esta escola com entrega e compromisso e, por isso, nos orgulhamos de colher excelentes resultados e também de sermos um “celeiro de pessoas” com as mais variadas experiências e complexidade na condição de ser humano, de cada um aluno, cada um colaborador e cada um educador. Nos orgulhamos de sermos referência em nosso Estado e oferecermos padrão de alta qualidade em nosso projeto pedagógico. É por tudo isso que afirmo que somos parceiros na formação de nossas crianças e adolescentes, e saibam que estamos vigilantes em nossa missão, iluminados por nossa visão.

Lembro-me aqui do grande educador e pensador Rubem Alves. Certa vez, escreveu um artigo no jornal Folha de S. Paulo, no qual abordou sobre as “escolas que são gaiolas” e sobre as “escolas que são ASAS”. As Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob  controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Já as escolas que são asas amam os pássaros em voo. Nós somos assim e, por isso, incentivamos a autonomia de nossos alunos e as múltiplas linguagens de sua expressão. Somos grandes, do tamanho do mundo, e nos reproduzimos como mundo, formando nossas crianças para voar no mundo. Como temos orgulho de nossa escola e de nosso projeto, convidamos você, nosso parceiro, a compartilhar deste orgulho e da certeza de que juntos, família e escola, faremos o melhor para as nossas crianças.

4 comentários: