segunda-feira, 28 de abril de 2014

A pessoa é tamanho de seu sonho


Quem não tem um sonho não tem motivação. Mostre aos seus filhos que somos exatamente do tamanho de nossos sonhos. Eu acredito nisso prontamente e, por isso, ensino meus filhos a sonharem grande. Eu tenho a certeza de que realizo meus sonhos na mesma medida em que verdadeiramente sonho com o que desejo de verdade em minha vida. Lá em casa somos assim. Mas, por que estou lhe falando isso? Exatamente porque o sonho de cada um é aquilo que lhe dá energia para realizar na vida. Portanto, devemos educar os nossos filhos no sentido de torná-los senhores de seus sonhos, prósperos e felizes.
Quando as pessoas não possuem sonhos, vão ficando sem motivação e sem energia. As decisões ficam sendo adiadas e quando perguntamos a eles o que desejam ser quando crescerem, simplesmente não sabem dizer. Ora, se não desejam, é claro que não perseguem, não buscam o que querem. Se não tem por que lutar, para que estudar? Qual o sentido da escola, se não há o que se conquistar? Quero muito que meus filhos sonhem e que principalmente procurem realizar os seus sonhos.  Alguns sonham mais do que outros, mas meu objetivo é despertar neles o desejo de sonhar. Faça isso sempre!
Em nossa cultura, muito pela nossa religiosidade, há um pouco de receio em falar do sucesso. Nossa mentalidade moral nos leva a pregar sempre a humildade e ser comedido em tudo parece-nos uma grande virtude. Mas, já pensaram que as pessoas que mudaram o mundo não tiveram receio em sonhar grande? Os grandes empreendedores e líderes da humanidade partiram de um sonho, de um desejo de realizar. Se fossem comedidos e resignados, certamente não teriam realizados grandes feitos. Isso não tem nada a ver com valores éticos e morais que lhes tenham castrado o desejo, o sonho. Empresários e líderes mundiais respeitados pela dignidade e ética foram ousados em seus sonhos. Por isso, ensinem seus filhos a sonhar e (por que não?), sonhem com eles. E sonhem seus sonhos também. Eu mesmo tenho muitos sonhos a serem realizados e desejo realizá-los. É tão bom isso, nos dá tanta energia para a vida...
Sempre digo a você que seus filhos têm você como maior referência. Já se deu conta do importante papel que você tem na construção da personalidade deles? Assim, ensine-os a pensarem em algo importante e valioso que desejam ser ou fazer. Ensine-os a serem condutores de suas vidas, a terem autonomia e a lutarem pelo que desejam. Para que isso dê certo, é importante incentivá-los, contando a eles histórias de gente de sucesso. Peça a eles que imaginem o que querem ser na vida e nunca desestimulem ou ridicularizem uma ideia deles. Fiz isso uma vez e me arrependo muito. Aprendi com o meu erro e compartilho com você esse equívoco meu. Não podemos deixar que isso aconteça. Seja positivo, mostre confiança. Mostre que o estudo é fundamental para a realização dos sonhos e faça-os acreditar no trabalho como caminho para a concretização dos sonhos. Portanto, sejam exemplo de quem sonha e mostre que os sonhos são pulsão de nossos desejos. Mostre a eles sempre que a pessoa é do tamanho de seus sonhos.


Referência Bibliográfica:
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de A. Conversando, lendo e escrevendo com crianças na Educação Infantil. Porto Alegre. UFRS.
Temas em Educação 11 – Livro das Jornadas 2003.

Gráfica PubliCOC, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário