sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Nós temos uma vida aqui


“Professor, os meus netos todos estudaram ou estudam aqui. Nós temos uma vida aqui”. Foi o comentário que ouvi de uma senhora de largo sorriso que se aproximou de mim, durante um evento que fizemos no Colégio em comemoração ao dia dos avós.
Sinceramente fui tocado pela emoção. Senti-me parte da vida dessa família e, ao mesmo tempo, pensei em minha enorme responsabilidade. Em minha mente passou, em uma fração de segundo, o tanto que a nossa escola, os nossos educadores e colaboradores têm de importância. Senti a felicidade de ter tido o reconhecimento de nosso trabalho, mas também, mesmo que não tenha sido essa a intenção daquela doce senhora, o meu senso de responsabilidade ficou ainda mais aguçado.
A cada dia, nós, Escola, precisamos nos lembrar de nosso importante papel. Eu estou tão certo disso que, mesmo após tantos anos passados em escolas, sei que precisamos nos preparar cada vez mais. Precisamos acompanhar a evolução dos tempos, mas nunca esquecer nossa missão de educar e de formar pessoas. Tarefa difícil, mas não impossível. Caminhada longa, mas em uma via pavimentada com compromisso, ética, responsabilidade e amor. Sabemos em que somos fortes e onde estão as nossas fraquezas.  Corrigimos ali e algum desacerto surge acolá. É assim mesmo: somos humanos, trabalhamos o tempo todo com pessoas.
Tudo o que incomoda as pessoas acaba sendo o nosso instrumento de trabalho, pois trabalhamos com formação, disciplina, método e avaliação do outro. Ninguém quer ser disciplinado, orientado e cobrado. Esse é o nosso papel. Não se educa sem essas ferramentas. Vivemos com um universo enorme de pessoas com olhares e pensamentos diferentes. Harmonizar é nosso papel. Por isso, eu disse que a caminhada é difícil. Contudo, um momento como esse que vivi com essa senhora em apenas cinco minutos de um dia, perdido em meio a toda a trajetória de nossa experiência, é a compensação de tudo que realizamos.
Quando, em nosso breve diálogo, essa avó disse que a família dela tinha uma vida aqui em nossa escola, eu também pensei o tanto de nossas vidas que está depositado aqui nesse mundo de formar pessoas. Todos os dias, por anos e anos, nós, educadores e colaboradores, iniciamos nossa jornada com um “Bom dia!”. Ao término de nosso trabalho, nos dirigimos aos colegas e comunidade com o “Boa noite!”. Passamos um dia todo em nossa missão. Tem que valer a pena para a alma, para a vida!
Essa breve reflexão, motivada por uma abordagem generosa e gentil de uma avó de alunos de nossa escola, me levou a compartilhar com você o nosso compromisso de educar de verdade. Reafirmo que isso vai além do ensinar conteúdos. Temos um projeto grandioso de uma magnitude pedagógica e de uma preocupação muito grande com a formação de pessoas. Estamos empenhados em promover uma escola cidadã, crítica, ética e solidária. Queremos que nossas crianças se desenvolvam em um ambiente rico em diversidades e múltiplo em possibilidades para os nossos alunos se realizarem como pessoas em suas dimensões.
Por isso, aqui no SEB Maceió, o esporte, o teatro, o Centro de Línguas, as atividades extras, o Voluntariado Educativo, os diversos eventos, a Eucaristia, os desafios os quais apresentamos diariamente aos nossos alunos são parte de um todo cuja culminância é o desenvolvimento cognitivo, afetivo e físico de nossas crianças e adolescentes. No final de tudo, lá na frente, estaremos juntos colhendo frutos saudáveis e doces. Confiem em nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário