sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Crianças necessitam de viver em seu mundo infantil



Encontrar a criança, o seu lugar no discurso psicanalítico é para mim algo muito estimulante, já que vivo o mundo escolar diariamente, durante grande parte de meu dia e de minha vida. Estou lendo o livro Psicanálise com crianças, de Teresinha Costa, da Zahar Editora. A motivação para essa leitura vem de meu curso de formação em psicanálise. Atualmente, estudo o módulo denominado Psicanálise infantil. Estou muito envolvido, pois, como pai e educador, tenho aprendido muito, questionado bastante e, na verdade, venho refazendo alguns pensamentos em relação ao universo infantil.
Há correntes da Pedagogia e da Psicologia que defendem a crença de que uma criança é um ser feliz e sem conflitos. Esses estudiosos tinham suposto que os sofrimentos dos adultos resultam em encargos para as crianças. Mas acontece também o oposto disto. O que a psicanálise nos ensina é que muito do sofrimento humano na fase adulta e até na maturidade são repetições dos sofrimentos infantis. Portanto, o acompanhamento de nossas crianças é um compromisso sério que a Família e a Escola precisam firmar. Nós, educadores, cuidadores e pais, temos confiado a nós a missão de termos as nossas crianças, considerando-as como seres humanos, cuja felicidade futura depende muito de suas experiências na infância. É no mundo infantil que a criança se manifesta e se denuncia para os adultos. Assim, as crianças precisam de um mundo infantil seguro e íntegro. Um mundo cheio de afetividade e de brincadeiras saudáveis. Viver a infância plenamente oportuniza leveza e equilíbrio às crianças e as prepara para um mundo feliz.
Segundo Roselake, psicanalista infantil e especialista em comportamento humano, os pais devem fazer com que os filhos se interessem pelo universo infantil. É preciso fazer com que as crianças tenham a percepção de que os adultos também gostam do mundo infantil. Para tanto, os pais devem brincar com as crianças. É preciso também que sejam limitados aos pequenos os assuntos dos adultos. Não se trata de impedir a interação com o mundo adulto, mas de ensinar às crianças que existe idade para a compreensão das coisas do mundo. Crianças não necessitam de estarem expostas aos problemas do mundo adulto, por isso, procure se relacionar com a criança, incentivando-a a falar de si, da escola, dos amigos etc. Direcione a fala dela! Pais e adultos que vivem com crianças precisam fazê-las entender que há alguém na liderança. É preciso orientá-las e torná-las confiantes quanto ao rumo tomado.
Crianças inteligentes, espertas e independentes são motivos de muita alegria para os pais. Mas não se pode confundir essas virtudes com maturidade emocional. Acelerar o processo que faz com que os pequenos se tornem adultos mais precocemente é um equívoco. E isso vem ocorrendo principalmente com as crianças que vivem em um mundo mais adulto. Desenvolvimento precoce traz problemas futuros! Não viver a infância plenamente afasta a criança de sua essência e a torna um adulto sem inocência. Portanto, deixemos as nossas crianças viverem o mundo infantil. Não queiramos que cresçam fora de seu tempo. Não podemos esquecer que o ser criança é um ser singular com particularidades que a diferenciam de um adulto. Por isso mesmo, ela se expressa e se manifesta em um mundo que é seu e não dos adultos. Mergulhemos no mundo infantil e sejamos com as nossas crianças, criança também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário