quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Eu quero muito meus filhos educados

Quando você encontra em algum lugar que frequenta crianças e adolescentes educados, nota logo o quanto é importante as pessoas terem um polimento no relacionamento social. Quando estamos andando no shopping, por exemplo, e somos abordados gentilmente por alguém querendo passar, solicitando licença, isso nos faz até mais rapidamente nos mover e ainda pedir desculpa. Pois é, a gentileza é sempre muito bem recebida e, por isso, o tempo todo em casa com os nossos filhos estamos orientando-os sobre a importância de se dirigirem às pessoas com educação e gentileza.
Ao contrário do tratamento gentil que nos traz tranquilidade, pense em crianças e adolescentes sem nenhuma educação. E os adultos? Nossa, que coisa terrível! Pois é, temos mesmo que nos preocupar e dar aos nossos filhos educação para que possam se relacionar socialmente bem. Precisamos em casa aperfeiçoar a cultura, da educação, do bom relacionamento. Outro dia, um pai abismado me abordou  e disse: “Professor, por que as pessoas não dão bom dia?” Precisamos fazer uma campanha para educar o povo a dar bom dia. É isso, a perplexidade desse pai é produto da gentileza com que as pessoas têm se tratado.


Quase tudo que a criança aprende é por imitação. Elas imitam os pais, a babá e os professores. Por isso mesmo devemos dar bons exemplos. Esse ainda é um eficiente método para educarmos as nossas crianças. Aprender a dar “bom dia” pela manhã, a pedir licença para entrar em um ambiente onde há pessoas, a esperar o outro, respeitando a vez do outro, a lavar as mãos, a falar baixo... tudo isso, nós ensinamos aos nossos filhos o tempo todo. Ser educado é aprendizagem. Aprendemos na família e também na escola. É claro que não é fácil, eu sei disso, pois tenho três filhos ainda crianças em casa. Sei que elas resistem muito a assimilar os princípios da boa educação, pois depende de regras sociais que muitas vezes se chocam com o hedonismo natural que os seres humanos possuem, principalmente na infância e na adolescência.
Então vamos lá... como fazer para que os nossos filhos sejam educados? O primeiro segredo é o exemplo, já falamos nisso. Sei que fazemos com que as crianças tenham o bom exemplo, mas às vezes escorregamos, até porque temos muita liberdade e intimidade com a nossa família. Ser um bom exemplo é ótimo! O segundo segredo é elogiar. Ao ouvirem elogios por terem sido educadas, as crianças sentem o reforço da educação. Através de um novo elogio (lembra do hedonismo que falei acima?), a criança repete o “bem feito” e isso reforça a adoção do bom hábito da gentileza. O terceiro segredo é a sanção disciplinar. Não falo aqui em castigo físico, mas a sanção educacional, a que leva à reflexão. Não perca a calma, isso não vai levar a nada. Mantenha uma postura disciplinar de orientação, fazendo-os perceber que você está no comando. Não mude a sua atitude a cada problema. Tenha sempre coerência e firmeza. Se colocou no castigo, não se arrependa. Espere um pouquinho para a criança entender. O importante é não esquecermos que uma pessoa educada é mais bem aceita em sociedade e que queremos isso para as nossas crianças.
E não se esqueça... “a escolha é totalmente sua e de quem participa da formação de sua criança. Lembre-se, porém, de que, assim como saber não ocupa espaço, educação e finura também não. Ser educado é comportamento que se aprende. Alguém tem que, portanto, ensinar. Pelo exemplo e por decisão. Só não dá pra esperar que aconteça por milagre.” (Tânia Zagury, 103)




Referência: ZAGURY, Tania. Filhos: Manual de instruções. Ed. Record. São Paulo. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário