segunda-feira, 3 de junho de 2013

COMO DEMONSTRAR AMOR AOS FILHOS E COMO ISSO INFLUENCIA NA ELEVAÇÃO DE SUA AUTOESTIMA


Filhos felizes, com autoestima elevada, realizados e plenos. Amados... Quem não deseja isso? Qual o pai ou a mãe que não quer ver seus filhos bem? Eu quero! Contudo, pra que esse objetivo seja atendido, teremos que investir e muito em nosso relacionamento com as nossas crianças. Nossos filhos serão “tudo de bom”, na proporção exata a que nós nos dedicamos a eles. Se queremos filhos que se sintam amados, e assim desenvolvam autoestima, confiança e segurança em si mesmos, teremos que encontrar tempo de conversar e rir com eles, fazendo de cada minuto uma oportunidade de demonstrarmos o nosso carinho. 

Pode ser que muitos de nós não tenhamos tido exemplos de pais que demonstravam afeição, o que torna um pouco mais difícil dirigirmos aos nossos filhos com afeto e compreensão. Nesse caso, somos então chamados a um exercício de doação e de entrega pessoal ainda maior. Teremos que nos dedicar mais, não valendo mais esta desculpa: “Não tive modelos de pais carinhosos e por isso não sou também”. Aí é que teremos que nos reinventar. 

Um dia desses, conversava com um amigo e percebi nele uma grande dificuldade em lidar com essa questão: não sabia com dizer aos filhos que os amava. Achava que a melhor forma de demonstrar o amor era dando presentes. Daí, os filhos mal imaginavam e pronto. Tinham em mãos o que desejavam. O amigo me disse que dessa forma os filhos o abraçavam e nisso se estabelecia a troca afetiva. Sem querer desapontá-lo perguntei: “você já disse a seus filhos que o amava?” É isso! Quantas vezes você na semana diz a seu filho ou a filha que os ama que confia nele, que o respeita, que é feliz com ele? Precisamos falar isso... Passar pelos filhos e dirigir-se a eles dizendo: “Eu te amo”! Experimentem! O resultado será maravilhoso. Tenho insistido nisso, pois tenho reparado que as crianças estão carecendo desse carinho. A nossa correria do dia-a-dia tem nos tirado a oportunidade de conversarmos com os familiares e, principalmente, de demonstrarmos o nosso amor. 
Acredito verdadeiramente que os pais amam os seus filhos, mas eles sabem disso? Gostaria de colocar algumas formas práticas, através das quais podemos demonstrar que os amamos: 
  • dando exemplos de nosso amor conjugal - os filhos sentem-se seguros e felizes quando sentem que os pais se amam. Não discutam perto deles e sejam singelos um com o outro.
  • amando através do contato físico - abraçar os filhos, beijá-los e confortá-los com um minuto de carinho que seja transmite paz e tranquilidade.
  • comunicando-se bem - uma boa comunicação com seu filho não implica somente você falar com ele. Procure ouvi-lo também, oriente, mas não “esmague” a forma de ele encarar a situação.
  • dizendo “eu te amo” - a forma dessa expressão é muito grande. Precisamos deixá-los certos de nosso amor.
  • dedicando algum tempo - estamos sempre muito ocupados, mas vamos dedicar um pouco de nosso tempo aos nossos filhos. Quando estiver organizando a sua agenda, lembre-se que seus filhos precisam de vocês. 
Educar não é fácil! Cabe a nós, pais, encontrar diferentes formas de demonstrar o quanto amamos nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário