segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O que é importante para você?



Olhe adiante! Pense o que você quer para seus filhos daqui a 10, 15 anos. Qual você quer que seja a visão de mundo deles? Com que tipo de pessoa você quer que eles estejam se relacionando? Já imaginou também como estará a sua relação com eles? Se você deseja alguma coisa de boa para a vida deles e certamente deseja, comece agora projetando como será esse futuro deles. Ensine-lhes hoje o que quer que eles sejam no futuro. Se pensa que deverão ser gentis, então ensine hoje o que é gentileza. Se deseja que sejam adultos responsáveis, dê a eles hoje responsabilidade. Se os imagina felizes no casamento, ensine-os desde já a saber lidar com outras pessoas. Nossos filhos serão no futuro o que certamente ensinamos a eles no presente.
Ter visão a longo prazo para os filhos é muito importante. Com certeza queremos o melhor para cada um de nossos filhos. E isso nos faz perguntar: estamos planejando isso? Estamos deixando que as coisas aconteçam ou estamos educando para que no futuro eles sejam o que de fato desejamos?
Para ter certeza destas respostas, proponho um exercício. Cite três qualidades que você deseja que seus filhos tenham na fase adulta. Feito isso, imagine agora o que faria para que essas qualidades fossem desenvolvidas em seus filhos? Planejar exige traçar metas e controlar para que essas metas sejam atingidas. Esperar que as crianças cresçam naturalmente sem intervenções em suas práticas, no sentido de torná-las melhores socialmente e cumpridoras de obrigações em casa e na escola, não dá certo. Em toda minha experiência eu, como educador, tenho visto o que acontece com crianças que “se criaram por si” ou que não receberam orientações adequadas. Seus filhos precisam não só de uma atenção mas também de um relacionamento com você para que se tornem adultos felizes.
Frequentemente ouço as pessoas dizerem que não querem reproduzir o modelo “durão” de educação que receberam de seus pais. E por não quererem reproduzir um modelo, muitos pais não desenvolvem outro. Como ficamos? Crianças sem modelo de educação a seguir. Sem um norteador para o futuro e consequentemente sem a formação necessária. Precisamos de agir como pais que desejam para os seus filhos a segurança e a tranquilidade na fase adulta. Kevin Leman, autor do livro Transforme seu filho até sexta, editora Mundo Cristão, nos ensina em sua obra que bons pais não podem ser escravos das crianças e muito menos ser permissíveis quanto a condutas indelicadas e às exigências mimadas. Ele nos ensina também que temos que educar os nossos filhos para que eles desenvolvam disciplina, confiança e responsabilidade. Para que aprendam com a realidade e que tenham objetivos e metas na vida.
Você não precisa de ser tudo, ter tudo e oferecer tudo aos seus filhos. Você tem tudo o que é necessário para eles. Já percebeu o tanto que os seus filhos estão se esforçando para agradá-lo? Fazem isso por uma razão única: eles não suportam a ideia de que você não é feliz com eles. Por isso, demonstre essa felicidade, mostrando a eles o quanto os ama. Deixe escapar elogios e invista em dar segurança a eles. Nós, pais, temos todas as cartas do jogo nas mãos. As crianças não têm nada, exceto o que recebem de nós. Veja o quanto somos importantes! O que é importante para você? Educar vai se tornar mais fácil quando conseguirmos inserir nossos filhos na resposta a esta pergunta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário