quinta-feira, 30 de abril de 2015

A lição (de casa) nossa de cada dia



Quando falo com os pais sobre tarefa diária, percebo que para muitos é um tormento. Orientar os filhos nas lições de casa, após um dia de trabalho, é uma missão difícil. Mesmo os pais que têm disponibilidade, e até mesmo os que gostam de auxiliar as crianças, encontram algum tipo de dificuldade. Muitos ficam confusos, explicam de forma diferente do professor, irritam-se por ter que fazer pesquisa na internet e, por fim, acabam se estressando com a criança e com a escola.
A lição de casa é parte essencial do processo de aprendizagem. É o momento em que a criança resgata as orientações dos professores e aplica o que foi ensinado, conseguindo reter o conteúdo. A tarefa obriga o contato diário com o conteúdo estudado em sala. Não há como fazer isso de outra forma. O que se faz necessário é uma melhor organização por parte da família, no sentido de garantir um tempo ideal para a execução das tarefas.  É preciso aceitar que o filho está em processo de aprendizagem. É essencial perceber se o problema está mesmo na dificuldade da criança, ou se na tentativa de orientar a mesma não se está criando mais e mais dificuldades. Dar autonomia à criança e respeitar seu tempo é fundamental para o sucesso da atividade.
Procure um ambiente tranquilo quando for ajudar o seu filho. Garanta um horário fixo e respeite incondicionalmente esse horário. Não permita que haja interrupções e providencie para que nada tire a atenção da criança. Tenha às mãos um dicionário, o material multimídia e os livros. Disponibilize lápis e borracha para não ter que sair e procurar. Auxilie a consulta, mas jamais faça para a criança. Lembre-se de que ela necessita de autonomia. Fazer para a criança, seria a mesma coisa que tomar remédio no lugar dela, quando o médico receitar. Mantenha a calma, fale baixo ao dirigir-se a ela. Faça menção ao progresso do seu filho e incentive o capricho. Se parar para pensar, perceberá que esse momento pode vir a ser também um momento de afetividade e observação. Você irá conhecer ainda mais seu filho, passará segurança e ajudará na organização interior dele.
É muito natural que a criança, nos primeiros anos escolares, exija a presença de um apoio na hora de fazer a lição de casa. Ela necessita de segurança. Agora, não esqueça que a tarefa é um compromisso da criança com o aprendizado e com o professor.
Um abraço e um ótimo estudo com seu filho(a). Certamente ele (a) vai adorar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário