quinta-feira, 30 de abril de 2015

Somos produtos de nossa mente



Ao escrever os meus ensaios e compartilhar semanalmente com você, a minha intenção é de fomentar um momento de reflexão acerca das experiências que venho acumulando ao longo de 34 anos de dedicação à educação. Claro que soma-se a essa vivência, a minha condição de pai e mais recentemente de psicanalista. A ideia é mesmo convidar você a parar alguns minutos de seu dia para pensar sobre a educação de seus filhos, as suas práticas e os seus olhares. Sinto-me comprometido com essa causa, pois sei que nada posso fazer com as crianças, se não atingir também os seus lares.
Hoje dirijo-me a você com um tema novo, que ainda não abordei: o poder de nossa mente, à força da imagem mental e a capacidade construtiva do nosso pensamento positivo. Sei que há polêmica entre a “autoajuda” e a “ciência mental”, mas meu objetivo não é buscar aderência à polêmica, mas compartilhar com você um olhar diferente sobre a força do pensamento em nossas vidas. Há anos acredito sim, que nós somos produtos de nossa mente. Eu sempre acreditei que com ideias positivas, nossa mente nos trás saúde e ascensão. Aceito com tranquilidade a tese de que o pensamento é uma força e que doença e falta de possibilidades se originam na mente. Para mim, o pensamento positivo tem um efeito criativo e enriquecedor. Mas, certamente você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a educação de meu filho? Pois é, tem sim! Se você cultiva um padrão mental positivo e passa isso a seus filhos, é claro que está contribuindo para que eles vejam o mundo de forma positiva. Padrão mental negativo, ao contrário, submete às crianças as incertezas, baixa autoestima e a uma série de comportamentos conflituosos. Nossos filhos devem ser alegres, positivos e crentes de que podem vencer os seus desafios, superar as dificuldades e ter confiança para vencer as adversidades que nos ameaçam constantemente. Pensamento positivo gera certeza, confiança, força de vontade e alegria na vida.
Crianças com padrão mental positivo, com certeza atingirão o sucesso. Precisamos acreditar nisso para que tenhamos mais um componente aliado na educação de nossas crianças. Qual é o padrão mental que mais desejamos para os nossos filhos? A felicidade? Lembra-se que precisamos informar a nossa mente, e sempre, o que de fato queremos para nós e para a nossa família. É a mente que tem a tarefa de comunicar as nossas pretensões e emoções ao nosso coração.
Minha alegria de compartilhar com vocês este aprendizado é muito grande. Quero muito poder sempre passar algo bom e positivo para você Pai e Mãe de nosso século. Eu sou testemunha da sua luta e do desejo de todos em verem seus filhos bem e acolhidos. Todas estas novidades interessantes que divido com você, estão na obra Seu Poder Invisível de Geneviève Behrend, editora Clio. Geniviève é um autor renomado e considerado um dos “papas” da Neurociência. São saberes estudados a partir da mente humana, essa caixinha de milhões de compartimentos que estão sendo abertos e lidos, para maior compreensão do ser humano.


2 comentários:

  1. Acho que Genevieve Behrend foi uma mulher. Confirme antes, por favor. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir