terça-feira, 22 de março de 2016

A hora de dormir



Em casa, é saudável criarmos um momento de sossego, de calma para preparar as crianças para dormir. Nesse momento, em geral, pouco antes das crianças irem para a cama é importante algo que as deixe relaxadas e que as “desliguem” de atividades que estavam fazendo. Um momento em que tudo fica quieto para oportunizar a chegada do sono. Aconselho uma história lida ou contata, ou simplesmente sentar próximo aos filhos para acariciar e cantar uma suave música. A sensação de fato é a de que o mundo parou e que dormir é um momento delicioso e revigorante para eles.
Sei que cada criança é diferente. Umas dormem com facilidade; outras, têm dificuldade de fazer essa transição da vigília para o sono. Às vezes, observamos que a criança está muito agitada e precisamos acalmá-la para que relaxada consiga dormir. Por isso mesmo a nossa participação nesse momento é essencial. Devemos ver essa oportunidade como um momento delicioso no qual podemos acariciar as nossas crianças e também receber delas carinho. Sei que para nós não é muito fácil essa dedicação, pois ainda temos o que fazer. Há um “final de agenda” do dia e precisamos terminar algo. Contudo, trata-se de nos dedicarmos apenas uns vinte minutos para que tudo aconteça de forma mágica.
Mas afinal, qual é a importância do sono? Dormimos em média um terço de nossa vida. Precisamos desse tempo de descanso para repor as nossas energias, reabastecer as reservas de substâncias químicas para o bom funcionamento de nosso organismo. Assim, o sono é restaurador, além de garantir o repouso tão necessário ao desenvolvimento físico e mental de nossas crianças. Dessa forma, dormir bem é saudável e garante ao ser humano as condições necessárias à vida. A mesma coisa digo do aprendizado. Somente teremos uma boa aprendizagem se tivermos uma boa noite de sono. Também as crianças irão estar mais dispostas e com prontidão para receber bem os estímulos na escola. Descansadas, são menos irritadas e mais sociáveis. Por isso, vamos garantir que as nossas crianças tenham sempre um boa noite de sono.  Para tanto, precisamos de criar a “cultura do sono”, ou seja, o ritual diário de preparação para o sono. Banho, alimentação leve e higiene bucal são essenciais para essa preparação. Também o horário. Nada de ir para cama muito tarde, ficar assistindo TV ou jogando antes de dormir. Como eu disse, carinho, historinhas e músicas cantadas por vocês irão ser essenciais para o relaxamento. Esse é o tão necessário momento do sossego para um boa noite de sono.
Crianças, que não têm um boa noite de sono, são agitadas e pouco concentradas. Geralmente apresentam dificuldades de absorção do conteúdo e também de se relacionar bem com os colegas. Acabam dormindo em horários em que deveriam estar fazendo algo e quando chega a hora de dormir estão sem sono, alimentando um ciclo perigoso de total indisciplina para o sono. Esse desencontro cíclico provoca um desconforto que as impacta negativamente. Portanto, vamos estar atentos a isso! Aqui vale uma dica muito legal: se seu filho está na Educação Infantil (Jardim I e Jardim II), procure evitar a sesta diurna, pois a mesma interfere no sono noturno. A transição para o padrão adulto de sono começa aos cinco anos de idade e vai até os doze anos. O horário de acordar deve ser fixo nos dias de escola. Já na adolescência, ocorre o aumento fisiológico de sonolência, obrigando os adolescentes a períodos mais longos de sono. Mas, esse assunto, iremos tratar posteriormente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário