sexta-feira, 11 de março de 2016

Será que o meu filho é uma criança inteligente?



Existe, entre nós pais, uma enorme ansiedade a respeito das potencialidades de nossos filhos. Muito disso está ligado a uma insegurança nossa. Tememos deixá-los na vida sem que consigam se virar sozinhos. Muitas vezes, recorremos ao erro de compararmos com outros irmãos ou colegas e imaginar que os outros estão mais adiantados e trilhando o caminho certo. São bons alunos na escola, se relacionam bem no grupo e mostram ter responsabilidade. Será que tudo isso é de fato as bases para o sucesso?
Os pais necessitam saber que as crianças são mesmo diferentes e que cada ser tem o seu jeito de aprender. Pessoas têm maneiras diferentes de perceber e processar as informações e, portanto, diferentes estilos de aprendizagem. Refiro-me não ao conteúdo propriamente dito, mas o modo como se comportam para aprender. Por exemplo, há crianças que aprendem o alfabeto cantando, outras fixando-se no desenho das letras, outras montando as sequências das letras. Quer dizer, há maneiras diferentes de se ensinar e formas diferentes de se aprender.
 Um dos estudiosos desse tema é um renomado psicólogo americano, Howard Gardnet, que trabalha na linha da inteligência emocional, juntamente com o Daniel Goleman. A teoria parte do princípio que a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo e como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar as experiências positivas com o aprendizado e, principalmente, com a utilização do que se aprende para a vida. Por isso, a questão não está em saber, em aprender, mas como utilizar bem o que aprendeu para a vida. Aí, não se trata de acumular conceitos e conhecimentos científicos, mas aproveitá-los para o seu crescimento na vida. Isso sim, nem todos conseguem.
Gardnet, em seus estudos, identificou sete inteligências ou estilos de aprendizagem a saber:
- Inteligência Verbal/Linguística: é mais forte nas crianças que se relacionam bem com o meio através da linguagem verbal. Elas pensam com palavras, falam e escrevem. Lidam bem com história e debate;
- Inteligência Visual/Espacial: observa-se em crianças que se relacionam com o meio através de imagens, desenhos. Tem facilidades com a multimídia:
- Inteligência Lógico-Matemática: presente nas crianças que se relacionam com o meio através do raciocínio, deduções, charadas etc. Possuem facilidade com números e cálculos;
- Inteligência Cenestésica/Corporal: está presente em crianças que preferem realizar atividades demonstrando o que aprenderam e como aprenderam. Geralmente, são crianças quietas que podem gostar de esporte, dança e atividades motoras. Adoram montar quebra-cabeça etc. Gostam de experiências e aprendem com o fazer, o demonstrar;
- Inteligência Intrapessoal: observa-se em crianças que preferem aprender sozinhas. Podem parecer tímidas, mas não se trata de timidez.  Preferem seguir o seu próprio instinto e são craques em atividades de escrita e outras que demandam concentração;
- Inteligência Interpessoal: São crianças comunicativas, solidárias e articuladoras. Adoram o trabalho em grupo e ajudar os outros nas conquistas. Eles interagem maravilhosamente com o mundo e amam ações comunitárias;
- Inteligência Musical: nota-se em crianças que percebem ritmos em tudo. Gostam de tudo que está relacionado com a música e aprendem fácil através da musicalização.
Agora, você pode descobrir e conhecer um pouco mais sobre a inteligência de sua criança. É verdade que a criança nasce com a capacidade de desenvolver todas as inteligências. Seu filho pode ter inclinação para um ou mais tipos de inteligência. A ideia aqui é ajudá-lo a conhecer melhor o seu filho para que possa orientá-lo no sentido de melhor aproveitar as suas aptidões para que aproveite mais as suas potencialidades e se desenvolva feliz para a vida.



Bibliografia: RAMAL. Andrea. Filhos Bem-sucedidos. Ed Sextante.2013


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