Existe, entre nós pais, uma enorme ansiedade a
respeito das potencialidades de nossos filhos. Muito disso está ligado a uma
insegurança nossa. Tememos deixá-los na vida sem que consigam se virar
sozinhos. Muitas vezes, recorremos ao erro de compararmos com outros irmãos ou
colegas e imaginar que os outros estão mais adiantados e trilhando o caminho
certo. São bons alunos na escola, se relacionam bem no grupo e mostram ter
responsabilidade. Será que tudo isso é de fato as bases para o sucesso?
Os pais necessitam saber que as crianças são mesmo
diferentes e que cada ser tem o seu jeito de aprender. Pessoas têm maneiras
diferentes de perceber e processar as informações e, portanto, diferentes
estilos de aprendizagem. Refiro-me não ao conteúdo propriamente dito, mas o
modo como se comportam para aprender. Por exemplo, há crianças que aprendem o
alfabeto cantando, outras fixando-se no desenho das letras, outras montando as
sequências das letras. Quer dizer, há maneiras diferentes de se ensinar e
formas diferentes de se aprender.
Um dos
estudiosos desse tema é um renomado psicólogo americano, Howard Gardnet, que trabalha
na linha da inteligência emocional, juntamente com o Daniel Goleman. A teoria
parte do princípio que a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento
da inteligência do indivíduo e como a incapacidade de lidar com as próprias
emoções pode minar as experiências positivas com o aprendizado e,
principalmente, com a utilização do que se aprende para a vida. Por isso, a
questão não está em saber, em aprender, mas como utilizar bem o que aprendeu
para a vida. Aí, não se trata de acumular conceitos e conhecimentos
científicos, mas aproveitá-los para o seu crescimento na vida. Isso sim, nem
todos conseguem.
Gardnet, em seus estudos, identificou sete
inteligências ou estilos de aprendizagem a saber:
- Inteligência Verbal/Linguística: é mais forte nas
crianças que se relacionam bem com o meio através da linguagem verbal. Elas
pensam com palavras, falam e escrevem. Lidam bem com história e debate;
- Inteligência Visual/Espacial: observa-se em
crianças que se relacionam com o meio através de imagens, desenhos. Tem
facilidades com a multimídia:
- Inteligência Lógico-Matemática: presente nas
crianças que se relacionam com o meio através do raciocínio, deduções, charadas
etc. Possuem facilidade com números e cálculos;
- Inteligência Cenestésica/Corporal: está presente
em crianças que preferem realizar atividades demonstrando o que aprenderam e
como aprenderam. Geralmente, são crianças quietas que podem gostar de esporte,
dança e atividades motoras. Adoram montar quebra-cabeça etc. Gostam de
experiências e aprendem com o fazer, o demonstrar;
- Inteligência Intrapessoal: observa-se em crianças
que preferem aprender sozinhas. Podem parecer tímidas, mas não se trata de
timidez. Preferem seguir o seu próprio
instinto e são craques em atividades de escrita e outras que demandam
concentração;
- Inteligência Interpessoal: São crianças
comunicativas, solidárias e articuladoras. Adoram o trabalho em grupo e ajudar os
outros nas conquistas. Eles interagem maravilhosamente com o mundo e amam ações
comunitárias;
- Inteligência Musical: nota-se em crianças que
percebem ritmos em tudo. Gostam de tudo que está relacionado com a música e
aprendem fácil através da musicalização.
Agora, você pode descobrir e conhecer um pouco mais
sobre a inteligência de sua criança. É verdade que a criança nasce com a
capacidade de desenvolver todas as inteligências. Seu filho pode ter inclinação
para um ou mais tipos de inteligência. A ideia aqui é ajudá-lo a conhecer
melhor o seu filho para que possa orientá-lo no sentido de melhor aproveitar as
suas aptidões para que aproveite mais as suas potencialidades e se desenvolva
feliz para a vida.
Bibliografia: RAMAL. Andrea.
Filhos Bem-sucedidos. Ed Sextante.2013
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