Você já ouviu falar em Bullying? Sabe o que isso significa? Pois bem, eu vou dizer a você: Palavra de origem inglesa utilizado para qualificar comportamentos agressivos no ambiente escolar. Atos de violência física ou não que acontecem repetidamente contra um menino ou menina, ou até mesmo a um grupo. Geralmente caracteriza a ação de mais fortes sobre o mais fraco. Isso não é legal! Não podemos aceitar! Você tem que ser parceiro (a) da sua escola na luta contra a prática do Bullying.
Mas vamos saber mais... Quais são as formas de Bullying que normalmente existem?
Verbal – Insultar, ofender, colocar apelidos pejorativos, “zoar” com o colega;
Física e Material – Bater, empurrar, beliscar, furtar ou destruir pertences dos colegas;
Psicológica e moral – Humilhar, excluir, discriminar, intimidar e difamar o colega;
Física e Material – Bater, empurrar, beliscar, furtar ou destruir pertences dos colegas;
Psicológica e moral – Humilhar, excluir, discriminar, intimidar e difamar o colega;
Virtual ou Cyberbullying – Praticado por meio de ferramentas tecnológicas, como a internet.
Muito bem, estamos conhecendo bastante sobre Bullying. Agora veja as consequências maléficas dessa prática: as pessoas sofrem com essa forma de agressão, podendo levar marcas profundas por toda a vida adulta. Muitos acabarão necessitando de muita ajuda. Você gostaria disso pra você? Claro que não, né? O que queremos é ser aceitos e respeitados por todos. Queremos poder brincar e ser de nosso jeito, sem que os colegas mexam com a gente. Casos graves de Bullying podem levar a vítima a desenvolver um quadro de doença psiquiátrica. Por isso, devemos respeitar os colegas e tratá-los sempre de forma gentil e educada. Lembrem-se de que “Gentileza, gera gentileza” e que não podemos expor as pessoas, porque não queremos que isso ocorra também com a gente.
O que podemos fazer em nossa escola, para evitarmos qualquer forma de Bullying? Podemos e devemos respeitar a todos. Somos colegas e caminhamos juntos em nossa formação como pessoas. Todos temos uma grande importância no combate dessas práticas tão maléficas de Bullying. Sejamos, então:
- compreensivos quanto às diferenças físicas de cada um. Não somos iguais aos outros. Todos temos características específicas, tanto físicas quanto comportamentais;
- amigos de todos os colegas, não colocando apelidos ofensivos, empurrando ou “zoando” de forma a humilhar;
- usuários da internet como internautas responsáveis. Não iremos postar fotos ou informações de colegas, que possam gerar aborrecimentos;
- pacientes com os colegas quando estivermos em atividades de recreação. Nada de xingar ou brigar, isso não é atitude de pessoas civilizadas. O diálogo é tudo.
Que maravilha! Agora sim, você sabe tudo sobre Bullying, e tenho certeza de que será mais humano e acolhedor. Estamos juntos!
(Referência: Conselho Nacional de Justiça – Cartilha – Projeto justiça nas escolas. Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva – adaptação : José Romero Nobre de Carvalho.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário