sábado, 6 de agosto de 2011

O Desenvolvimento na Infância


      O que ajuda muito na educação dos filhos é a informação sobre as fases de desenvolvimento da criança. Conhecê-los melhor é fundamental para um bom relacionamento. Mesmo que as crianças se manifestem de variadas formas, mesmo que cada um é por excelência um ser individual, a psicologia avançou no sentido de analisar e apontar as características mais comuns nas fases de desenvolvimento dos seres humanos. Crianças que estão em uma mesma faixa etária manifestam-se de forma parecida e apresentam em comum, características específica da faixa etária correspondente. Sabemos também que o ambiente social em que vive essa criança tem um impacto muito significativo em sua expressividade e desenvolvimento.
      A família, núcleo básico onde se estabelece as primeiras relações de afeto, comunicação, hábitos e os primeiros ensinamentos, tem uma parcela decisiva no desenvolvimento sócio-cognitivo da criança. Costumamos dizer que a crianças quando chega na escola para iniciar os seu ciclo escolar, ela não é um “livro em branco”, pois já trás de casa toda uma história de vida que se inicia, mas que já teve os primeiros ensinamentos. A crianças já está impregnada de valores e cultura que certamente são valores do ambiente familiar dela. Essa “educaçaão familiar” é na verdade um aporte de vida que os pais já realizam na rotina familiar. É importante recordar aqui que o aprendizado nas primeiras idades da infância se realiza a partir das experi~encias significativas que vão adquirindo as crianças ao serem satisfeitas as suas necessidades de interação,com o mundo em que vivem.
      Outra consideração muito importante quando discutimos as caracterísiticas das crianças em suas respectivas fases de desenvolvimento e a observância dos pais na forma como se relacionam em casa com os filhos. A forma como os pais se relacionam no campo emocional com seus filhos gera um impacto muito grande no seu desenvolvimento e nos reflexos da aprendizagem escolar. Quando os pais são emocionalmente aptos (Daniel Goleman, página 206), aqules que são mais compreensíveis e lidam bem com os sentimentos dos filhos, oportunizam a eles mais eficiência no aliviar-se quando pertubados, são mais relaxadas e gozam de mais simpatias com os eus pares, com benefícios cognitvos, pois elas prestam mais atenção e aprendem mais. Assim, crianças de pais emocionalmente aptos, aqueles mais afetivos, são crianças mais resolvidas, podendo então apresentar um desenvolvimento social e cognitivo mais avançado do que aquelas crianças, cuja o relacionamento emocional com os pais não são positivos. Essa questão é tão definitiva no desenvolvimento sócio-cognitivo das crianças que são emocionalmente seguras apresentam maior desenvolvimento na escola com resultados muito superior aos das crianças com algum deficit emocional.
    Antes de conhecermos as principais características de cada fase de desenvolvimento lembre-se que:

- crianças não pensam e não têm o mesmo comportamento que os adultos.
- crianças expressam suas ansiedades e desejos através de seu comportamento.
      
     Bem, segue aqui um pouco de cada fase do desenvolvimento da criança para você conhecer um pouco mais:
 

Bebê – até 18 meses:
- dependência total;
- acredita que ele e a mãe são uma pessoa só;
- aprende através dos sentidos.

Criança – 18 meses a três anos:
- começa a conhecer a “independência”;
- a “independência” provoca medo e insegurança;
- maior apego.

Pré-escolar: três a seis anos:
- iniciativa e muita curiosidade;
- imaginação;
- pensamento de que realiza o que quer.

Primeira idade escolar: seis a 11 anos;
- amizade e afeto fora de casa;
- identifica-se com o pai ou mãe;
- necessita de regras e disciplina.

  Pré-adolescente e início da adolescência:
- pensamento mais independente;
- busca de identidade;
- amigos ganham muita importância;
- timidez;
- testa as regras.

      Quer saber mais? Eu sugiro novamente que leiam o livro O Manual (de instrução que deveria vir com) seu filho. Dr. Daniel G. Amen, ed. Mercury. É um livro de fácil leitura e que certamente lhe ajudará muito.
            

Bibliografia:
  1. Educación infantil – Orientaciones y Recursos ( 0-6 años). Ed Ducacion. Madrid. 2005.
  2. Momentos Decisivos do Desenvolvimento Infantil. T. Berry Brazelton. Ed. Arimed.2003.
  3. Inteligência Emocional. Daniel Goleman. Ed. Objetiva. 2010.

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