segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O que é preciso para educar um filho?



Um dia desses, em uma conversa com um amigo sobre várias questões, abordamos temas relativos aos conflitos que os pais vivem, no eterno dilema acerca da educação dos filhos. Nessa conversa, ele me fez uma pergunta inquietante: “O que é preciso para eu educar o meu filho?”. Não foi a 1ª vez que ouvi de amigos essa fala, mesmo depois de 30 anos vivendo no mundo da educação, eu como pai de criança sempre me faço essa mesma pergunta. Não há aqui uma resposta segura. Vi que o meu amigo ficou surpreendido com a minha resposta: “Eu também tenho essa dúvida”.
Meio ressabiado com a minha resposta, ele insistiu: “Que conselho daria os pais de seus alunos?” Nunca dou conselho aos pais, apenas compartilho com eles minhas experiências como pai e educador, respondi. Nas escolas onde trabalhei sempre disse aos pais de alunos que a infância passa rápido demais e, quando menos esperar, seus filhos estarão grandes e não mais o acompanharão e alguns nem o escutarão. Por isso, devem aproveitar o agora e educá-los através de exemplos, que valem mais do que palavras.
Se quer que  seu filho seja um bom leitor, leia para ele e com ele; se quer que seja calmo, não grite com ele; se quer que seja feliz, brinque com ele; se quer que aprenda a amar, ame-o e demonstre a ele o seu amor.  São muitas as coisas que nós ensinamos mesmo sem nos aperceber. Para ensiná-lo a respeitar os outros, mostre a ele o quanto você é educado com todas as pessoas; para ensiná-lo a reivindicar seus direitos, ensine-o a cumprir os deveres, sempre com bons exemplos. Tenha certeza de que é com os pais que eles mais aprendem. Nós somos um grande e importante espelho para nossos filhos. 
No curto espaço da infância e na rápida passagem pela adolescência, há apenas uma coisa a ser feita para que, de fato, eles sejam educados: viver bem saudável com eles, para que possam aprender gostosamente as coisas da vida. Essa convivência será o currículo da vida que ele levará impresso em sua alma para sempre. Tenha certeza que eles aprenderão mais brincando com você do que estudando na escola. Só com o amor verdadeiro e demonstrado é que você terá sucesso na educação dos filhos. O poeta e educador Rubem Alves nos ensina: “A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente”. Por isso, viva o hoje com felicidade ao lado de seus filhos; relaxe; sinta-os com vontade e, com certeza, assim, estarão, como pais, educando-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário