terça-feira, 22 de novembro de 2011

Continuem sonhando



Sempre me dirijo a vocês para compartilhar com todos a minha experiência de pai e educador. Hoje, gostaria de dirigir-me a vocês não para falar de nossas crianças, mas de como somos importantes para elas. Somos importantes não só porque somos heróis de nossos filhos e alunos, mas, acima de tudo, porque sonhamos. 
São os sonhos que nos movem; dão ousadia aos líderes, inteligência ao poeta e desejo de lutar por dias melhores. Os sonhos são como combustível humano e transformam o mundo. Inspiram-nos a criar, nos levam a superar e nos encorajam a conquistar. São esses sonhos que nos transformam e nos fazem as pessoas que nossos filhos enxergam. Por isso, temos que sonhar. São os sonhos que mantêm em nós a chama viva e, por isso, nos fazem levantar da cama para lutar.
          Os sonhos de cada um de nós nos projetam no mundo em que vivemos. Se os nossos sonhos são pequenos, também serão pequenas as nossas conquistas. Será também pequena a condição de suportar a pressão da vida. Os sonhos dão ao nosso canteiro da vida  o adubo necessário para a nossa existência com sentido. Temos que sonhar e ensinar aos nossos filhos a sonharem. Deixem que eles participem de nossos sonhos, pois são projetos de nossa vida. Sonhando com o futuro, nossas crianças e jovens certamente estarão se equipando para a construção de oportunidades.
           Os sonhos nos enchem de saúde e de desejo e nos levam à construção que nos projetará no futuro. Por isso, peço-lhes que conversem com seus filhos sobre os sonhos. O seu e o deles. Mostrem a eles a dimensão da existência deles em seus sonhos. Incentivem-nos a construir sonhos e permitam que eles conheçam o seu sonho. Ou os seus muitos sonhos!
Somos produtos de um sonho ou um sonho que ainda irá se concretizar por completo. Lembrem-se de que não há idade para sonhar, para recomeçar, reconstruir e viver! E saibam que vocês, mesmo adultos, estão, como as nossas crianças, em plena construção.
Eu sonho sempre e ainda tenho muitos sonhos. Falo deles aos meus filhos e ensino-os a sonhar. Acredito que cabe a nós, pais e educadores, ser uma usina de sonhos e que devemos continuar sonhando, pois eles irrigam a vida de prazer e sentido. Continuem sonhando sempre! Os sonhos são transpiração de nossos desejos e a vontade natural de sermos fortes, saudáveis, bonitos e ricos. Isso é humano; isso é de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário