segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A vida acontece no presente


Somos obrigados a viver a cultura do futuro. Ensinaram-nos a poupar para o futuro, a investir para o futuro, a estudarmos para o futuro e a pensarmos no futuro. Igualmente ensinamos isso aos nossos filhos, o que não há nada de anormal. Contudo, precisamos estar atentos a uma realidade: bons pais vivem o momento, até porque não sabemos como será o nosso futuro. A vida acontece no presente; isso é certo e ninguém muda. O futuro é um tempo que a Deus pertence. Por isso, devemos viver intensamente e carinhosamente o presente com os nossos filhos. Planejar o futuro é necessário, mas viver só pra ele, pode estar comprometendo o presente.
O que vejo hoje em dia é a “ditadura da neurose da segurança no futuro”. Inventei essa “síndrome” para estar na moda. As pessoas vivem o presente para que tenham um futuro seguro e estão esquecendo de viver deliciosamente o presente. Muitos estão chegando ao futuro planejado e chegando à seguinte conclusão: “sinto-me culpado por ter passado minha vida toda pensando no futuro. Se eu pudesse voltar atrás, viveria mais o presente”. Pois é isso mesmo! O melhor de nossas vidas é gasto na preparação do futuro que desejamos. Quando ele chega, olhamos para o passado e aí descobrimos que poderíamos ter vivido melhor e, principalmente, ter nos dedicado mais aos nossos filhos.
Qual é a ideia então? Não pensar no futuro? Nada disso! A ideia é viver intensamente o presente, pensando no futuro. Temos que estar presentes no tempo em que nossa vida está acontecendo. Sabe quem mais sente? Os nossos filhos. Eles precisam que nós vivamos com eles, no tempo presente em que estão. Eles não sabem: nada de futuro: eles conhecem o presente, o imediato. A vida é assim: ela acontece no tempo presente.
Escolhi esse tema para compartilharmos uma situação muito comum hoje em dia. Os pais, preocupados com o futuro, estão deixando de viver em família o presente. E os filhos, muitos estão próximos de viver uma “solidão”, mesmo tendo família completa. A Escola é onde mais observamos essa realidade. A correria para o sucesso e a estabilidade no futuro estão nos tirando do convívio com a família no presente. Eu também vivo isso e, por ver tudo isso, tomei uma decisão: todas os dias almoço com meus filhos e não abro mão do domingo em família. Ainda consigo tempo para o trabalho, para os negócios pessoais e para relaxar com os amigos. Pense nisso! Você pode organizar o seu tempo e conseguir viver cada momento presente de forma prazerosa. E ainda planejar o futuro!

Pronto... saiba se dividir, sem perder a deliciosa oportunidade de acolher gostosamente seus filhos e dar a eles a estabilidade emocional de que necessitam. Viva com intensidade os momentos no presente que pode dedicar a seus filhos. Planeje o futuro para a estabilidade de todos e a segurança da família, mas lembre-se de que nada vale tanto a pena quanto os momentos que tiver com seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário