terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A Psicanálise na visão freudiana


Resumo

O artigo tem como fim apresentar a Psicanálise como um método de investigação do aparelho Psíquico e suas aflições. Objetiva situar as bases teóricas e fundamentos básicos do movimento Psicanalítico fundado por Freud no séc. XIX.
Em sentido mais amplo, o que se busca é uma reflexão a cerca a Psicanálise e de seu alcance apenas no momento de sua criação, mas principalmente, a partir das mudanças terapêuticas que se deram com o advento da Psicanálise. De certa forma, pretendo mostrar a Psicanálise lançando um novo olhar no cuidado dos males do aparelho Psíquico. É na verdade de minha parte, o desejo de destacar o advento da Psicanálise como sendo um divisor de águas no conceito das patologia psíquica e seu tratamento.
O artigo visa lançar luz a cerca da importância da Psicanálise e de sua natureza como ciência ou mesmo disciplina ou mesmo um método de investigação que consiste evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações e principalmente das produções imaginárias, reveladoras que são do sujeito.
Palavras chaves – Psicanálise, método e reflexão.


Introdução

Falar em Psicanálise é obrigatoriamente falar no DR. Sigmund Freud, médico neurologista austríaco, que percebeu que as doenças de seus pacientes não eram originárias do âmbito corporal, mas sim da mente, do Psíquico. Depois da descoberta desse cientista, a humanidade não foi mais a mesma, pois a partir desse momento, o mundo descobriu que o homem, não era mais dono do seu eu, já que haviam escolhas que estavam relacionadas não com a sua consciência, mas sim com o inconsciente, área do Psíquico que não era dominada pelo eu que habita um corpo.
Existe um outro em mim? Há em mim alguém que fala por mim, sem que eu conheça totalmente? Existe algo que não entendo e que tem relação com o meu sofrimento? É isso, a Psicanálise colocava luz à um mundo nebuloso. Esse é o responsável por apresentar a história do sujeito (aqui, sujeito no conceito psicanalítico, aquele que está sob a sujeição do outro): sua família, religião, cultura, valores e etc.
Foi escutando os seus pacientes que Freud descobriu que além das “palavras ditas”, haviam as “palavras não ditas” que diziam mais do que aquelas que eram verbalizadas. Foi então, através dessa escuta, desse desejo de ouvir os seus pacientes que o DR. Freud começou a decifrar o inconsciente e a mergulhar no “eu” desconhecido de seus pacientes. Foi assim que cuidadosamente Freud passou a considerar que o sintoma, qualquer que seja ele, representa a verdade do sujeito. Assim, por mais estranho que seja dito, por mais escabroso que possa parecer, nada poderia ser desprezado. Um lapso de memória, um ato falho, um preconceito, um juízo de valor, uma dor sem que tivesse havido um trauma. Tudo passou a ser cuidadosamente analisando. Dessa forma, o tratamento Psicanalítico é um tratamento com palavras. Por isso, um tratamento humanizado.
A Psicanálise veio de encontro das técnicas terapêuticas utilizadas pela neurologia no tratamento de patologias psíquicas. A ortodoxia da ciência médica, se deu lugar à análise dos pacientes que aos poucos foi sendo aprimorada, permitindo o paciente a descobrir as suas verdades e saber lidar com as aflições e com os traumas psicológicos que carregava. O sintoma que destruía o sujeito, tornou-se um importante aliado para que todos possam conhecer melhor o “eu que não quero falar”. Dessa forma, a Psicanálise surgiu para ajudar o indivíduo a encontrar-se na vida e principalmente a encontrar uma saída para seu conflito interno, vendo sentido na vida.
Criada na década de 1890, a Psicanálise surgiu como um método básico onde o cliente é solicitado a dizer tudo o que lhe vem a mente: sonhos, desejos, fantasias e medos. O propósito é a descoberta das necessidades profunda e de tudo o que incomoda o sujeito, levando-o a um desequilíbrio emocional. Dessa forma, o resultado que se pretende atingir com a análise é levar o paciente ao auto-controle, a partir do auto-conhecimento. De posse de uma maior compreensão de si mesmo, o paciente saberá viver melhor e mais seguro. Por isso, me de burgo nesse artigo. Quero demonstrar aqui que a Psicanálise mudou não só o tratamento dos doentes psíquicos, neuróticos e Psicóticos, mas trouxe ao mundo acadêmico, à filosofia um pensamento complexo, mas acima de tudo muito humano, no entendimento da mente humana.


A Psicanálise na visão Freudiana

A Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana, criada e desenvolvida pelo médico neurologista Sigmund Freud que tinha como propósito, o entendimento do homem, a partir da análise de suas aflições. Foi Freud que no Séc. XIX, colocou o homem e suas meioses como sujeito do seu inconsciente. Isto é, o homem e a sujeição às pulsões do inconsciente, nasceu então, uma teoria da personalidade humana e um procedimento psicoterápico que tem como fim ajudar o homem encontrar-se em seu próprio eu, além de ter lançado as bases de um pensamento filosófico para a compreensão da ética, da moral e também da cultura humana.
Segundo o DR. Freud, a Psicanálise é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro método de investigação da mente humana. Trata de investigar recalques que podem ser a chave do entendimento de várias manifestações somáticas e comportamentos sociais “desviados” na conduta social aceitável em uma comunidade.
Inicialmente, Freud empregou os termos análise, análise psíquica, análise psicológica, análise hiparótica. Mais tarde, com a evolução de seu trabalho introduziu o termo pscho – analyse (Laplanche e Pontolis, pág. 385). Ele deu várias definições para a Psicanálise, mas uma das mais claras encontra-se no início do artigo da Enciclopédia publicado em 1922: “Psicanálise é o nome.”
1.   De um procedimento para a investigação de processos mentais que, de outra forma, são praticamente inacessíveis.
2.   De um método baseado nessa investigação para o tratamento de distúrbios neuróticos.
3.   De uma série de concepções psicológicas adquiridas por esse meio e que se somam uma às outras para formarem progressivamente uma nova disciplina científica. “(Laplanche e Pontolis, pág. 385)”
Em um sentido mais amplo, cabe-se entender o conceito de Psicanálise como sendo o trabalho pelo qual levamos à consciência do doente o psíquico recalcado dele. Ou seja, o mundo inconsciente que ele guardou (escondeu) dele mesmo.
Em 1900, Freud propôs a teoria dos sonhos. O que antes era tratado como símbolos ou premonições agora passou a ser visto como particularidades de nosso inconsciente que pode ser encarado como uma “janela” para se chegar a inconsciente até então incompreendido. Segundo Silva e Sanches (2011), pode-se dizer que o marco da grande história de Freud foi a “interpretação dos sonhos”, obra na qual antes não tinha grande importância, mas que ganhou destaque após a publicação.
Através destes estudos, foi possível trazer ao consciente os conteúdos inconscientes, onde o sonhar é um fenômeno regressivo, no qual nos devolve aos estados primitivos da infância. Para Ferza (2009), Freud parte do princípio de que todo o sonho tem um significado, embora oculto, da realização dos desejos. Os desejos reprimidos na vigília muitas vezes estão relacionados com os nossos desejos mais primitivos votados pela moral ou recalcados em nosso inconsciente. Assim, interpretar um sonho significa conferir-lhe um sentido, isto é, ajustá-lo à cadeia de nossas faculdades mentais. Dessa forma, o sonho fala, através de uma linguagem própria, sendo possível aí a uma abordagem de vários sintomas, visto que sonhar é mais do que um simples produto do dia-a-dia. É revelar-se diante de algo que é possível conhecer.
Segundo Freud (1915), sonhos são fenômenos psíquicos onde realizamos desejos inconscientes, onde oportuniza ao homem a realização de um desejo. Satisfaz-se um desejo através do ID. O sonho é portanto uma reação, Silva e Sanches (2011), coloca o conteúdo do sonho como um processo que passou pelos seguintes componentes: 1. Impressões sensoriais noturnas, 2. Pensamentos e idéias relacionadas às atividades do dia, 3. Impulsos do ID. Assim, o sonho nada mais é do que um resultado de seus componentes, isto é, transformam os estímulos corporais, os “restos diurnos”, os pensamentos recalcados etc.
A psicanálise criada por Freud, em seus trabalhos posteriores, quando “apurava” a sua ciência, propôs o conceito de ID, Ego e Superego. O “ID”, grosso modo, corresponde a sua noção inicial de inconsciente, seria por assim dizer, a parte mais primitiva e menos acessível da personalidade. Ele desconhece o julgamento de valor. É a energia psíquica da pulsão, do tesão. É a libido, a força que impulsiona a busca pelo prazer. O “ego”, servi como mediado, um facilitador da interação entre o “ID” e as circunstâncias do mundo exterior. É a razão, ou a racionalidade, ao contrário da paixão do “ID”. É a tradução do “EU”. O EGO tem consciência da realidade, pondera, segura. Ele não existe sem o “ID”. Ele extrai a sua força do “ID”.
A terceira parte da estrutura da personalidade é o “Superego”. Desenvolve-se desde a infância, a partir das regras sociais. Seria o “ego-ideal”, aquele do comportamento aceitável pelos pais e pela sociedade. Aqui o comportamento é determinado pelo autocontrole. Representa a moralidade, é o lado superior da vida humana.
Em sua teoria, Freud imaginou um conflito permanente entre o “EGO” e o “ID”, sendo o resultado, a busca realizada pelo “Superego”, pela perfeição. Veja aqui que, quando o ego é muito pressionado, temos a ansiedade que é responsável por diversos males do aparelho psíquico. Desta forma, a prefeita análise das aflições humanas em Freud, passa pela interpretação e entendimento do conflito anterior desses três sistemas de equilíbrio.
A sexualidade tem uma importância fundamental na Psicanálise, mas não tem um sentido restrito, ou seja, apenas genital. Trata-se de algo mais amplo, bem mais amplo. Está relacionada a todo tipo de gratificação. Por isso, Freud enxerga sexualidade na infância. Não se trata aqui de prazer através da genitália, mas das diversas manifestações de gratificação e prazer, descoberta e trocas afetivas com os mais próximos, com pai, mãe e babá.
Para a teoria de Freud, o sentido amplo da sexualidade nos leva à compreensão dos seguintes princípios antagônicos: erros, que representa a vida, em constante choque com THANATOS, que representa a morte a morte e Princípio do Prazer X Princípio da Realidade. Para melhor compreendermos: EROS está ligado às pulsões de vida. Impulsiona ao contato, ao embate com o outro e com a realidade. THANATOS é o princípio do desejo de não separação, de retorno á situação uterina ou fetal, a aniquilação das tensões. Está vinculado às pulsões da morte, pois só essa traz a paz e o repouso absoluto. O “Princípio do Prazer” é querer imediatamente algo satisfatório e querê-lo cada vez mais e o “Princípio da Realidade” é aquele que nos leva a compreender que nem tudo o que se deseja é possível.
Outra questão fundamental em Freud, é o complexo de Édipo, visto como um complexo de sentimentos e afetos com componentes de agressividade, fúria, medo, amor e ódio, oriundos dos desejos sexuais em relação aos genitores de sexo oposto que acontece entre 5 e 6 anos de idade. Se manifesta no menino desejando a mãe e querendo eliminar o pai, seu concorrente. A criança renuncia o desejo com medo da castração por parte do pai, levando-o a aceitar os ditames da cultura. Na menina ocorre por descobrir que não tem o “pênisfolo”, levando-a a desenvolver inveja do falo do pai. Ao ver que a mãe também não tem, passa a desvalorizá-la, se dirigindo ao pai, detentor do poder do FALO, e portanto cheio de fascinação.



Conclusão

Uma das mais importantes descobertas de Freud na Psicanálise é a de que há uma sexualidade infantil; o psiquismo humano forma-se a partir dos conflitos que, desde o nascimento, confrontam os instintos sexuais; a libido e a realidade. Podemos dizer que em termos Psicanalíticos nós somos o resultado da história de nossa infância e isso foi fundamental para o entendimento do homem e de seu aparelho psíquico. Outra descoberta importante é a de que a nossa mente consciente não controla todos os nossos comportamentos e por isso, somos, mesmo os nossos atos voluntários, resultantes de uma deliberação racional, estão dependentes de uma fonte motivacional inconsciente.
A descoberta do inconsciente trouxe uma revolução à Psicologia e á forma como esta encara o ser humano. A Psicanálise nos revela que todos os nossos comportamentos resultam de uma fonte energética inesgotável que é a libido, o desejo, que Freud chamou de EROS.
Em um sentido mais amplo e sem querer esgotar o assunto que é extenso, vemos então a Psicanálise Freudiana com um método de conhecer, analisar, diagnosticar e tratar o homem em sua dimensão mais íntima, de um mundo desconheço, mesmo que o habitemos.





Referências Bibliográficas


1. Laplanche e Pontalis. Vocabulário da Psicanálise. Ed. Martines Fontes, São Paulo, 2008.

2. Silva. E.A. SANCHES. J.A.R. Os sonhos como manifestação de desejos inconscientes.

Disponível em: HTTP://artigos.psicologado.com/abordagens/psicanálise/ os sonhos como manifestação de desejos inconsciente.

3. FERZA, Rodrigo. Interpretação dos sonhos.

Disponível em: HTTP://www.redepsi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário