sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Um recado para os pais


“Nada é mais importante do que a imaginação”.  Foi essa a frase que meu filho veio me mostrar escrita em seu iPhone, enquanto eu trabalhava neste artigo. Veja que beleza! É exatamente isso que eu quero compartilhar com vocês neste momento.
Os nossos filhos se expressam, pensam, fazem a leitura do mundo, no tempo deles. Não se faz necessário impormos o nosso ritmo. Não se trata aqui de admitir o “vale tudo” para as crianças. Nada disso mesmo! Como sabem, eu sou a favor da disciplina, mas também não quero ser exagerado e reproduzir um modelo de educação jurássico. Sejamos humanos com as crianças. Tenho aprendido muito isso e interiorizado essa ideia.
Recentemente, tive a imensa alegria de ler Pais e Filhos, de Roberto Shinyashiki. O livro veio a calhar, pois precisava refletir um pouco sobre como estamos educando as crianças lá em casa... E vi que entre os erros e acertos, precisamos acertar mais. É isso. Às vezes, quando pensamos que estamos acertando, estamos errando. Sabe o que descobri? Precisamos levar a vida com mais leveza, aceitando as nossas limitações e as de nossos filhos. Ter a generosidade de aceitar que erramos.
Também aprendi que temos que deixar os nossos filhos serem crianças, pois se tiverem uma infância feliz, serão adultos bem resolvidos e também felizes. Precisam, então, ter liberdade para o exercício da imaginação. Logo na contracapa do livro, editado pela editora Gente, Roberto Shinyashiki coloca algumas lindas mensagens. A que mais me tocou, convidando-me à reflexão foi: “Que nossos filhos exerçam somente a busca por iluminar suas próprias almas”. Hoje, eu acredito plenamente nessa ideia. Não podemos desejar que nossos filhos sejam felizes, planejando para eles a vida que achamos ser a ideal. O modelo de vida bom para ele será o que aflorará de sua alma. Sabe por quê? Simplesmente porque ele terá de você todo suporte emocional e apoio financeiro que puder dar para se fazer e se realizar. Que maravilha! Portanto, faça de seus filhos verdadeiros companheiros de viagem. Da viagem da vida, no nosso caminhar como família e como pessoas.
Façamos assim: capacitemos nossos filhos para a felicidade, que certamente na vida adulta serão plenos e confiantes. Deixe-os livres para a imaginação e para os sonhos. Como meu filho me ensinou, nada é mais importante do que a imaginação. Ela liberta a infância que a criança guarda em si e é capaz, de uma maneira extraordinária, de projetar a criança no mundo, colocando-a à frente de um plano que é só seu. O que ela imagina é o que deseja, é o que projeta. Portanto é o que dá a ela a substância da sua essência humana. Que lindo!
Para finalizar este breve ensaio, deixando aqui alguns pensamentos como pai e educador, compartilho a certeza que hoje tenho sobre o nosso papel. Acreditem nestes recados:
·     educar é estimular nossas crianças a agirem por si mesmas. É ajudá-las a conquistar a autonomia e a responsabilidade. É permitir-lhes imaginar e  experimentar os desafios da vida;
·        educar é caminhar com seu filho, escutando e orientando-o. Ensiná-lo a viver sem medos. É estar ao seu lado, corrigindo as distorções e aceitando a essência de cada um.

Experimentem essa deliciosa sensação de saber que nós, escola, educadores, estamos juntos e que somos parceiros nesse momento lindo na vida de nossas crianças.


Referência Bibliográfica:
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de A. Conversando, lendo e escrevendo com crianças na Educação Infantil. Porto Alegre. UFRS.
Temas em Educação 11 – Livro das Jornadas 2003.
Gráfica PubliCOC, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário