segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O milagre da chuva


Eu me chamo José. Sou filho de um retirante nordestino (um desses que deram certo na vida) e fui criado aprendendo a amar essa porção do Brasil. Aprendi, com meu pai, ainda criança, que quando chove no dia de São José (19 de março) é promessa de bom inverno para o nordestino. Eu sempre espero chuva no dia de São José. Certa vez, dois auditores que visitavam a unidade, ao me ver contente com a pouca chuva que caiu, me perguntaram: “É o suficiente?” De imediato respondi: “Claro! A fé do sertanejo é que alimenta essa esperança. Teremos um bom inverno.” Pronto! Estamos com a chuva de volta.
Foi com meu pai também que aprendi a ler o povo nordestino, através da obra de Luiz Gonzaga. Praticamente todos os domingos, com a família reunida para o almoço, o aperitivo era Luiz Gonzaga. Cada música que tocava, meu pai, entre um e outro passo de xaxado, nos explicava o lamento nordestino e a cultura. Traduzia as palavras que não conhecíamos e explicava as expressões idiomáticas. Assim, crescemos, aprendendo as coisas do Nordeste, mesmo estando tão longe. Mas, por que estou iniciando o meu artigo falando sobre chuva e Luiz Gonzaga? Estou aqui compartilhando com vocês o quanto é importante na vida da gente o ensinamento que vem de casa, da família, da força da tradição. Todos os meus irmãos têm uma forte ligação com o Nordeste. Eu até vivo aqui com minha família. Aprendemos isso com meu pai, nas trocas realizadas nos almoços aos domingos. Minha identidade foi forjada por meu pai! Você imagina a força que os pais têm sobre os filhos? A família, sobretudo a figura do pai e da mãe, é responsável pela compensação afetiva e afirmação de identidades. Quando há diálogo e afeto, é maior a probabilidade de haver uma formação de qualidade.
 O afeto, o cuidado e os ensinamentos são os princípios da autoestima. Não podem faltar aos filhos. Sou insistente nessa questão. Também não podem faltar ensinamentos. Escola instrui e ensina, mas quem educa, de fato, é a família. Quem passa valores, quem forma o caráter é a família. Por isso, vamos, como pais que somos, fazer cumprir na nossa casa um ensinamento bíblico: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos  à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”.  (Efésios 6: 1-4). É isso mesmo! Pais educam e os filhos os respeitam.  Assim, encontramos uma boa sintonia e podemos ensinar aos nossos filhos, os nossos valores, o caminho certo na vida e, principalmente, a terem identidade e autoestima elevada.
Ao compartilhar com vocês um dos ensinamentos de meu pai, quero, na verdade, reforçar a importância do pai e da mãe na vida dos filhos. Claro que o conceito de família, o “modelo antigo” de organização da célula mater, está mudando. Sabemos disso!  O mundo moderno tem trazido formas modernas de organização familiar. Ótimo! Devemos mesmo estar abertos a mudanças e nos adaptar ao novo. O que nunca muda é o conceito de amor, de responsabilidade e de compromisso. Sejamos, portanto, amigos de nossos filhos, independente do modelo de família. Pai e mãe são incondicionais. São para sempre! São eternos em nossa vida, em nossa mente... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário