quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como as crianças atingem o sucesso na Escola


O sucesso das crianças na Escola, está diretamente proporcional a sua atuação nas atividades propostas pelos educadores. Para que ela não tenham problemas de aprendizagem, torna-se vital que elas dominem a habilidades e competências característica de sua faixa etária. Espera-se de uma criança que está nos primeiros anos do Ensino Fundamental desenvoltura e autonomia que lhe dê condições para realizar tarefa sozinha da Escola. Trocar-se antes e depois de uma atividade esportiva por exemplo, assim como alimentar-se sozinha na hora do lanche e até mesmo deslocar-se com segurança pelos ambientes escolares. Claro que temos sempre a supervisão e a orientação de profissionais, cuidadosamente acompanhando toda essa movimentação.
Muitas vezes pais extremamente zelosos acabam por criar em seus filhos muita dependência, o que certamente chega a comprometer o desenvolvimento social e até cognitivo da criança no mundo escolar. Em diversos casos, se faz necessário que a família trace com os profissionais da Escola, pessoal pedagogo, um plano de correção do problema. É claro que isso não depende só da Escola e de seus educadores, mas também e de forma decisiva da família. É claro que entendemos o cuidado dos pais, mas se faz necessário garantir que as crianças tenham autonomia e auto-suficiência. Elas precisam crescer e nós temos que oportunizar essa possibilidade: crescimento sadio, com segurança.
Ajudar nossos filhos na Escola, não é extremamente fazer as lições para eles, isso só os prejudicam. O que necessitam é que nós os ajudemos a pensar, mostrando-os como e onde encontrar nos livros o que procurar. Precisam da orientação dos pais nas tarefas diárias e mais do que isso, precisam que os pais participem de sua vida escolar. Nos eventos, nas reuniões escolares e palestras. As crianças, quando sentem a aproximação dos pais ficam seguras de si. Porém, tenham cuidado com os excessos. Zelo demais como já falei, gera dependência, falta de autonomia. Para as crianças maiores, a condução deles e o excesso da presença dos pais no ambiente escolar, pode levá-los ao constrangimento. Ficam com vergonha dos colegas, pois sabem que serão por eles cobrados. Assim, façamos a coisa de forma mais material e tranqüila. Não podemos esquecer que o ambiente escolar é deles. A linguagem do lugar está adaptado para eles. Tudo é feito para que nossas crianças se sintam seguras e felizes.
Precisamos todos confiar na Escola! A Escola é como “uma segunda casa” para as crianças e as professoras, como uma “segunda mãe”, guardando evidentemente as devidas ressalvas. Na verdade essas frases servem para expressar a importância que tem o ambiente escolar na vida de toda a criança. No entanto, a Escola também é responsável por aproximar a formação das crianças. Por isso, há todo um trabalho disciplinar. Absolutamente tudo é pedagogicamente elaborado para que as crianças sejam aprimoradas em sua formação. O esporte, as atividades culturais, os eventos, os passeios, as avaliações, as tarefas diárias, o curso de idioma. Tudo, tudo feito para atender ao .objetivo único: o sucesso de nossas crianças. 
Conversem com os seus filhos, oriente-os no sentido de estarem atentos aos professores e as suas obrigações diárias. Incentivando-os a compreender a necessidade da disciplina em sala de aula. Deixa-os certos de que a família e a Escola tem um pensamento único. Nunca crítica aos educadores com a Escola próximos a eles.

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