segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como lidar com filhos em dificuldades


      Em minha experiência como educador, por meio de atendimentos que faço aos pais e opiniões que colho nas reuniões de pais e mestres, sinto que os pais estão com muita dificuldade em lidar com os filhos. Eles têm reclamado muito das dificuldades que enfrentam no dia-a-dia na educação deles. Tudo normal. Já falamos sobre isso. Não é nada fácil educar filhos.
     Os filhos de hoje são bem diferentes das crianças de nossa época. Você tinha celular, computador, tênis de grife etc.? Você era desafiador, bem informado e articulado em um grupo social? Seus pais davam liberdade? Você assistia a filmes que não eram próprios para a idade? Havia erotização na tv? Quem eram os ídolos? Quem são hoje os ídolos dessa moçada? É, a coisa mudou e muito. Ocorre que nós, pais, também mudamos. Somos mais liberais, desejamos aos nossos filhos a liberdade que não tivemos e não sabemos, na maioria das vezes, manter uma atitude disciplinadora. Os pais não sabem mais exatamente em que momentos estabelecer regras. Temos dúvidas sobre a eficácia e não queremos agir como os nossos pais agiram.
       Muitos pais transferem para a escola a responsabilidade de educar. Talvez pela falta de tempo, pela insegurança em tratar os problemas com as crianças ou por não se informarem a respeito dos caminhos com os filhos. Envolvem os filhos em mais atividades educativas, como balé, curso de língua, natação etc., mas negligenciam no contato afetivo, no carinho, na acolhida. E é aí que se instala o problema. Quando vão mal na escola ou quando não apresentam um bom desempenho nas atividades extras, o problema é sempre da Escola e dos professores. Precisamos estar atentos a isso. Não ir bem na escola nem sempre é um problema do método ou das estratégias didáticas dos professores. Muitas vezes é também um sinal de que a criança não está bem emocionalmente, não está organizada a ponto de conseguir gerenciar suas atividades e seus problemas. Muitas vezes, a criança não está pronta para sozinha realizar os trabalhos escolares ou decidir sobre prioridades.
       Educar filhos implica em muito trabalho. Significa conduzir, levar. Necessita-se ter objetivos claros que definam para o filho o que se pretende para ele, mostrando até mesmo a possibilidade de reformulação, mas, acima de tudo, é preciso ter em mente que os pais não podem educar abrindo mão da autoridade de pais. Ter medo de enfrentar os filhos em uma crise e nas dores por causa das privações de suas vontades não é educar. Educar filhos é então estar presente, firme, confiante e determinado. É traçar objetivos, expor metas, demonstrar carinho e respeito. É participar, dizer não quando for preciso, acompanhar, orientar e ser amigo. É também se educar, pois só educa quem vive a educação. Educar-se também para a autoconfiança e para elevar a sua autoestima. Seus filhos têm você como espelho. Dê atenção a suas emoções e liberte-se para os seus filhos. Seja por inteiro, incondicionalmente pai e mãe. Seja feliz! Seu filho vai espelhar isso. Não espere que a escola cumpra o papel que é de pai e de mãe, mas saiba que estamos aqui, remando no mesmo barco. Por isso, não me canso de dizer; confie em nós! Façamos juntos o trabalho maravilhoso que é a construção de pessoas felizes e realizadas.


Bibliografia:
1.TIBA, Içami. Disciplina – Limite na medida certa. Editora gente, 19ª edição.
2.TIBA, Içami. Quem ama educa. Editora gente, 116ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário