sábado, 11 de junho de 2011

Como educar bem um filho nos dias de hoje?

      Educar um filho sempre foi uma tarefa difícil. Não foi fácil para os nossos avós e também para os nossos pais. Eles reclamavam e muito. Claro que os problemas eram outros. Hoje, a educação dos filhos tem exigido muito mais e nem sempre nos sentimos preparados. Há controvérsia em tudo, opinião de muita gente, livros etc. Eu, como pai e educador, me debruço cuidadosamente sobre a questão. Um dia desses resolvi navegar no site do Amor Exigente, um grupo de apoio aos pais muito interessante. O endereço eletrônico é: http://www.amorexigente.org.br.
      Lendo artigos lá publicados, encontrei uma série de orientações bem elaboradas de como devemos educar os nossos filhos. Como estamos há tempo compartilhando as minhas experiências como pai e educador , peço licença para expor, aqui, orientações que mexem comigo e que certamente poderão nos ajudar na escolha da melhor forma de educar os filhos. Fugindo e muito da “linha liberal” da “educação do vale tudo”, o programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para organização da família, assim nos orienta:
      Impor limites: Ter autoridade, porém sem ser autoritário, para não sucumbir à tirania do filho (a). Autoridade com respeito e equilíbrio traz segurança aos nossos filhos.
      Valorizar a escola: Os educadores erram sim! Os pais também erram! Educar é saber conviver com erros e acertos. Divergências entre Escola e Família pode até ser salutar, o que não pode é a família desautorizar a escola, deixando ao filho a ideia de que ele é mais forte do que a Instituição. Tenham cuidado com isso. Pode ser que a criança, criada sem a noção e a dimensão de autoridade, venha no futuro a ter uma vida desregrada.
      Dar segurança de seu amor: dar afeto com qualidade e tempo. Mais atenção à criança. Conversem mais, ajudem a resolver os problemas que trazem. Passem confiança. Amem! Sejam educados e garantam a elas autonomia para a conquista da autoconfiança.
      Não ser volátil nas exigências materiais de um filho (a): a criança tem que conhecer a dificuldade em conseguir realizar os desejos materiais. Ter tudo fácil, na hora em que querem não é bom para a formação deles. Na vida é assim? Temos tudo o que queremos na hora que desejamos?
      Conceder aos filhos tempo de ser criança ou adolescentes: eles necessitam de realizar trocas sociais em seu meio e sozinhos. Deixe-os conhecer outros grupos, conviver na casa de amigos e permita que sua casa também receba convidados de seus filhos. Essa troca é fundamental para o crescimento deles.
      Convencer a seu filho (a) a realizar tarefa no lar: não podemos dar tudo nas mãos deles, tratá-los sem exigir o mínimo de compromisso com suas coisas e com o seu quarto. Imponha tarefas leves e possíveis de serem realizadas. Na vida terão sempre babás? Será que os futuros maridos e esposas querem desempenhar essa função? Educar bem é educar para a vida de verdade!
      A vivência com os pais, diante dos problemas de comportamento dos filhos, revela para nós as dificuldades que muitos pais encontram na formação de seus filhos. Precisamos refletir, e muito, sobre o nosso papel como educadores. Escola e família devem assumir o seu papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário