segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aprendendo sobre o certo e o errado com os irmãos: o importante convívio familiar na construção de uma criança mais feliz e segura


              Os irmãos ensinam uns aos outros o que queremos que façam e o que definitivamente não queremos que seja feito. O convívio com os irmãos capacita a criança para o entendimento do certo e do errado. Porém, como sabemos todos, o número de criança por família tem diminuído e, claro, as famílias grandes estão desaparecendo. Como consequência disso, as crianças têm vivido sem compartilhar com irmãos lições de bom relacionamento. Parece simples, mas é complicado. Quer ver por quê? Veja...
              Crianças estão chegando em idade escolar de 06 anos, iniciando o Ensino Fundamental, sem ter tido a oportunidade de realizar troca em casa com irmãos da mesma faixa etária. Não estão acostumadas a dividir, a esperar a sua vez, a ter que conviver com disputa e a compartilhar afetos. As que viveram a Pré-Escola, muitas vezes foram cercadas de tantos cuidados, que, sinceramente, pouco ajudaram ao seu desenvolvimento. Muitas vezes, por serem filhos únicos, ou viverem apenas com um irmão ou irmã de faixa etária muito diferente, essas crianças apresentam muita dificuldades nos primeiros anos da vida escolar. É preciso paciência, mas é necessário atenção ao problema por parte de pais e educadores.
          Geralmente, criança com dificuldade de relacionamento na Escola pode estar “pedindo ajuda” a nós adultos. Por isso, o cuidado na leitura dessas necessidades e as formas de agirmos têm que ser discutidos entre a Escola e a família, afinal as crianças vivem pelo menos um tempo igual na Escola e em casa. Muitas vezes, até mais na Escola, devido a atividades pedagógicas complementares.
             As crianças, no universo escolar que é um ambiente onde se estabelecem trocas interpessoais, muitas vezes se manifestam de maneira diferente da forma como se manifestam em casa. O “espaço-escola” representa para o educando um ambiente de estímulos diversos. É onde praticam esporte, aprendem coisas novas todos os dias, produzem arte e educação, brincam e convivem. Principalmente é o espaço onde eles constroem o seu mundo, onde a orientação e a autoridade dos pais não é a “referência de comando”. Há os professores, a coordenação e a direção. Elas convivem com essa hierarquização e cumprem horários e normas. É nesse universo todo dela, que ela realiza as trocas sociais que se dão, a partir da liberdade da manifestação do seu eu, na construção de sua personalidade. É aqui, então, fora da família, que ela aprende a conviver com os amigos e a lidar com variados tipos de frustrações e desafios. É isso mesmo! A Escola é e tem que ser o laboratório onde as nossas crianças conheçam as regras da sociedade e a forma de como devem se colocar diante das regras, e isso é mais fácil para quem em casa já vive sob regras e que tem irmãos para a realização das trocas. Essa experiência dá mais segurança e disciplina. Ter irmãos com os quais tem que estar trocando sempre, cedendo e respeitando, ajuda a criança a lidar com o universo escolar.
            Mas qual é a solução para as famílias que têm apenas um filho? Seria “encomendar” mais? Não se trata disso, tenha certeza. O que vai funcionar bem, como já exposto, é a sintonia da família com a Escola. Essa é a chave que abre a porta da caminhada feliz de nossos filhos. Escola e família têm que ter sintonia, têm que ter “alinhamento de ações”. Os ambientes têm que ser parecidos para que a criança tenha um entendimento uniforme de limite, disciplina e entrega e possa aceitar que no relacionamento entre as pessoas sempre haverá necessidade de ceder e de realizar trocas positivas de experiências e desejos.

       
        Acreditem! Pessoas felizes são aquelas que sabem dividir, respeitar, compreender, ceder e exigir. O diálogo e o entendimento, ferramentas essenciais para todo e qualquer tipo de relacionamento, são habilidades que construímos ao longo de nossa vida, a partir da capacidade de vivenciarmos em cada fase as trocas interpessoais da forma natural como devemos fazer.

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