quinta-feira, 5 de maio de 2011

“Os pais que levam os filhos à igreja, não irão buscá-lo na cadeia!!!...”


O psiquiatra Dr. Içami Tiba é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Em pesquisa realizada em março de 2004, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o médico psiquiatra e autor de vários livros como autor de referência e admiração. O primeiro nacional, sendo mais lembrado do que Freud e Jung, respeitados psicanalistas e cientistas até hoje estudados por especialistas.
Em uma manhã de fevereiro deste ano, recebi um e-mail de um grande colega da associação de psicopedagogos, que como vários especialistas, compartilham do “pensar educativo” do famoso Dr. Içami Tiba. Achei oportuno compartilhar com os senhores esse pensar. Claro que se trata aqui de uma linha de pensar a educação de nossos filhos. Certamente não é o único, mas é um. Muitos outros especialistas com obras no mercado editorial brasileiro e mundial tem também esse olhar. É curioso que, embora seja atual e escrito por um psiquiatra renomado, as orientações dadas aos pais sobre a educação de filhos, lembra e muito os ensinamentos de nossos pais e avós. Assim, ele praticamente não nos ensina, mas nos faz lembrar de nossos ensinamentos.
Em julho de 2008, o Dr. Içami Tiba proferiu uma palestra em uma renomada instituição de ensino em Curitiba, onde deu 26 dicas a respeito da educação de filhos e do relacionamento pais e filhos. Achei oportuno, como disse, compartilhar com vocês e juntos lembramos nossos pais e avós.
Estarei sintetizando as 26 “dicas” nos pontos abaixo. Para conhecer mais, leiam um livro do autor ou mesmo procurá-lo na Internet. Segue as dicas:
  • A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
  • O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv etc…
  • Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo.
  • É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado.
  • A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar... A criança não pode interferir nas regras da casa. Pai e mãe não podem divergir nas orientações e nas decisões.
  • Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer qual é a hora de comer e o que comer.
  • É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos de produzir o máximo que podemos. Não podemos aceitar a média exigida pelo colégio. Temos que dar mais!
  • As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.
  • Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Espere acalmar-se para falar com os filhos. Enquanto isso, seus privilégios devem ser suspensos.
  • Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
  • Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação.
  • Quem educa filho é pai e mãe. Não é cabível palpite.
  • Videogames e Internet são um perigo. Cabe aos pais mostrar aos filhos a vida real.
  • Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
  • Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
  • O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles.
  • Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
  • Filho não pode dar palpite em coisa de adulto.
  • Dinheiro ‘a rodo’ para o filho é prejudicial.


Frase: “A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia…”

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. quando eu tiver um filho, vai ser ele que vai decidir no que acreditar. quando ele já tiver maturidade o suficiente pra tomar as próprias decisões, ELE quem vai decidir o que é melhor pra ELE. não vou lavá-lo a lugar algum sem ele saber realmente o porque de estar indo até lá. como pai, eu serei um ótimo melhor amigo. e se ele quiser jogar videogames... eu irei jogar com ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é o que acontece com muitos pais , deixam pra os filhos escolher mais tarde e daí acontece o pior, pois os traficantes não iram esperar teus filhos crescerem pra oferecer droga a eles!!!!

      Excluir
  3. Os pais devem manter os ensinamentos de Cristo pois na biblia esta escrito ide e pregai o evangelio a toda criatura inclusive seus filhos os filhos nao sao nada mais que presentes de Deus então quanto mais perto de Deus mais longe do mal

    ResponderExcluir