terça-feira, 10 de maio de 2011

Estou procurando entender melhor os meus filhos



No início desta semana, retomei uma importante leitura. Busco mais informações acerca do comportamento das crianças, para que eu possa entender melhor os meus filhos e o meu papel como pai e educador. Como sabem, sou pai de três filhos, todos ainda crianças e, como a maioria de vocês, sou eu quem acompanha a rotina deles. Divido o dia-a-dia das crianças com a minha esposa, que também, como muitas mães de hoje, tem bastante atividade profissional.

Na busca de entendimento, procuro ler especialistas em educação e orientação de crianças. São muitos livros escritos por neuropsicólogos, neurocientistas, educadores, psiquiatras e todo tipo de profissionais que atuam nas questões sócio-comportamentais e sócio-emocionais das crianças. Tenho aprendido muito e compartilhado com vocês o que tenho aprendido. Há anos eu faço esse estudo, pois creio, como Diretor desta escola, ser mais do que parte da minha missão poder contribuir com a comunidade; é um prazer de verdade.

Nesta semana, aprendi o seguinte: o passo mais importante no processo de criar filhos é estabelecer metas. É fundamental que estabeleçamos objetivos a serem atingidos. Tem que ser claro isso. Tendo objetivos claros, nós agimos de forma produtiva. É fundamental que pai e mãe saibam o que querem para os filhos. Assim, você focaliza suas ações e passa a ter uma conduta cristalina para você e para o seu filho, afastando o risco da frustração. Acredito que é preciso olhar para os objetivos todos os dias e se esforçar muito para que os mesmos sejam atingidos. O Dr. Daniel G. Amen, neurocientista e psiquiatra infantil, nos ensina que é fundamental traçar e cumprir os seguintes objetivos:
  1. Estar envolvido: dedicar-se aos filhos;
  2. Ser aberto: saber ouvi-los;
  3. Ser firme: impor limite;
  4. Estar junto: casados ou divorciados, falar a mesma língua, ter a mesma postura;
  5. Ser gentil: ser carinhoso e compreensível;
  6. Ser divertido: brincar, contar piadas e jogar com eles;
  7. Ser relacional: ensinar seus filhos a se relacionar com as pessoas;
  8. Ser responsável: ensiná-los a assumirem suas responsabilidades;
  9. Ser independente: ensiná-los a fazerem as escolhas certas na vida;
  10. Ser autoconfiante: incentivá-los a confiarem em si e enfrentarem os desafios;
  11. Ter boa autoestima: ressaltar as coisas positivas, mais do que ressaltar as coisas negativas de cada filho(a);
  12. Ser adaptável: ensiná-los a serem flexíveis diante as situações do dia-a-dia.
Para que os filhos sejam bem sucedidos no mundo é fundamental que também tenham seus objetivos. Por isso mesmo, incentive-os a terem metas na vida. Pergunte-lhes quais são os seus objetivos na vida, faça-os pensar nisso. Lembra quando os nossos pais nos perguntavam o que seríamos quando crescer? Pois é... é isso! Leve-os a imaginar o que querem da vida e dê a eles norte, orientações para tanto.

Mas, para que possamos traçar essas metas com segurança, é preciso que conheçamos as características principais das crianças, considerando suas idades. Por isso, seguem abaixo algumas etapas do desenvolvimento de nossas crianças para que você possa conhecer ainda mais o seu filho(a). Veja como são, para ajudá-los na “construção do eu” de cada um:

Pré-escolar: três a seis anos:
  - iniciativa e curiosidade;
  - imaginação: “amigos imagináveis;
  - pensamento mágico: acreditar que o pensamento tem poderes;
  - compete para substituir o pai, se for menino, e a mãe, se for menina.  

Primeira idade escolar: seis a onze anos:
  - amizade fora de casa;
  - identifica-se com o pai ou a mãe;
  - a faixa de atenção aumenta muito;
  - necessita de supervisão e regras.  

Pré-adolescente e início da adolescência: onze a quatorze anos:  
  - começa a ter pensamentos mais independentes;
  - luta com o senso de identidade;
  - amizades íntimas ganham mais importância;
  - percebe que os pais não são perfeitos;
  - timidez quanto ao corpo;
  - testa regras e limites.
Pois é, sua criança, assim como as minhas, certamente apresentam características dessas faixas etárias. Elas estão se desenvolvendo e necessitam muito de nós. Por isso, vamos continuar de mãos dadas nessa caminhada, cujo objetivo maior deve ser este: formar pessoas felizes.
 
 
Bibliografia:
1. AMEN, Dr. Daniel. G. O Manual de instrução que deveria vir com seu filho. Ed. Mercúrio. São Paulo.

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