terça-feira, 10 de maio de 2011

A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ANSIEDADES E DIRETRIZES


        No início da vida da criança, o bebê e a mãe estão em um relacionamento muito próximo. Ainda não há para o bebê uma diferenciação entre ele e a mãe. Seria como pensar que para o bebê seus primeiros meses de vida fosse, assim, uma extensão da vida uterina. Dessa forma, a criança sente-se segura e confortável,  e a mãe, dedicada e feliz, quase se anula na tarefa de cuidar desse pequeno ser vivo. A interação é total. É como se um ser completasse o outro. Nessa fase, é assim mesmo que tem que ser.
        Com o crescimento gradual da criança, ela começa a “ganhar luz própria”. A mãe também vai aos poucos desejando retomar a sua vida, provocando naturalmente uma gradativa separação entre as duas pessoas, que pareciam ser apenas uma. Assim, a criança vai crescendo, se desenvolvendo e interagindo com o mundo à sua volta, o que naturalmente se dá através do relacionamento com a família. O mundo conhecido da rotina familiar se torna as primeiras referências da criança. Os pais, os avós, o aconchego do quarto carinhosamente planejado, as trocas afetivas, a  amamentação, o confortável banho diário e tudo o mais.
        Em um determinado momento, que coincide com o crescimento da criança e o desejo dos pais, chega a hora de levá-la à educação infantil. Já é hora de a criança ter contato com o mundo além da família. Aí, naturalmente bate uma insegurança tremenda nos pais. É uma decisão difícil. É preciso escolher a Escola certa e o horário certo. É necessário conciliar a vida doméstica ao novo ritmo e, acima de tudo, é importante que essa Escola dê segurança e sensação de conforto. É assim mesmo! Sempre!
        Uma situação nova e desconhecida suscita medo, ansiedades e insegurança. Por isso, nós, educadores, temos a sensibilidade de considerar essas emoções como algo esperado. Sabemos, por experiência, que é assim mesmo e temos consciência da repercussão desta vivência. Sabemos que a intensidade com que cada um vai experimentar essa situação nova depende muito dos aspectos particulares da personalidade de cada pai e de cada mãe e também da dinâmica familiar de cada família, que, de passagem, digo que muito respeitamos. De maneira geral, nesse momento, as famílias vivem a experiência da ruptura, da entrega. Sei, como pai presente que sou, da dificuldade de entregarmos os nossos filhos. Dá uma sensação de perda, de vazio. Sei disso! Mas sei que tudo isso passa.
       Com a “entrega” da criança na educação infantil, nos deparamos com uma nova etapa: a difícil adaptação, ao mundo novo. Não só da criança, mas também dos pais (mais da mãe, não é?). A criança pode ter medo de a mãe não voltar, levando a uma sensação temporária de abandono. Essa sensação inconsciente certamente aflige também os pais  ( mais a mãe, que muitas vezes é consolada pelo marido, não é?). Tudo passa. O fato, é que a separação é inevitável na vida de cada um de nós, para que haja crescimento. Temos que tolerar, superar e, principalmente, enfrentar as angústias provenientes dessa vivência.
        A experiência que a criança vive no Maternal é de muita importância para a sua vida. Além do espaço para brincar e o início de aplicativos pedagógicos adequados, é lá que a criança vai aprender a se relacionar no mundo fora da família. Ela vai poder experimentar o dar e o receber, vai experimentar raiva, vai aprender que as outras crianças são amáveis, mas também hostis. Vai descobrir que o mundo fora de casa exige dela habilidades comportamentais que ajudam a moldar os traços de personalidade. Aí é que o nosso papel de educador é fundamental. É nesse ambiente que ensinaremos a criança como conviver com os amiguinhos e como educar os impulsos. Vai aprender a diferenciar o certo do errado, com tranquilidade e cuidado. A Escola é para isso: educar com tranquilidade e cuidado. Sabemos que alguns pais têm mais dificuldades do que outros para entenderem as linguagens das crianças, que falam não por palavras, nessa faixa etária. Sabemos que alguns pais temem as “trocas sociais positivas” dos filhos, mas é assim mesmo que acontece. Cabe à Escola, nesses casos, ajudar esses pais a fazerem uma reflexão sobre os aspectos emocionais envolvidos na relação com os filhos e perceber o quanto estes aspectos podem influenciar no crescimento e sociabilização da criança.
        Nós, educadores da Educação Infantil, sabemos que nossa missão é ajudar a criança a realizar suas descobertas e a saber conviver com a ausência temporária da mãe. Estamos também preparados para ensinar-lhe os primeiros passos no processo de interação com o ambiente e com as regras sociais de relacionamento interpessoal. Estamos prontos para aplicarmos as primeiras lições que ajudarão no seu desenvolvimento motor. Estamos prontos para fazê-la expressar-se em suas linguagens e prepará-la para os desafios que terá que enfrentar. Estamos prontos para educar crianças pequenas e ajudá-las a transformá-las em pessoas seguras e felizes. Essa é a nossa missão e a nossa visão de educação infantil.

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