quinta-feira, 5 de maio de 2011

AS CRIANÇAS, AS REDES SOCIAIS E OS CUIDADOS



As redes sociais e as salas de bate-papo são o principal passatempo de quase 9 milhões de criança e adolescentes só no Brasil. Esse comportamento virtual preocupa e muito os pais e a Escola. O perigo existe sim e está bem próximo de nós. Na sala de estudo, em casa, nos cybercafés, escola etc. De todos os internautas brasileiros, que são milhões, 12% são crianças e adolescentes.
Como nós, pais e educadores lidamos com essa nova validade? O uso da internet requer cuidados para garantir a proteção de crianças e adolescentes. O conselho que recebíamos antigamente, que nos orientava a não conversar com estranhos, não vale para os internautas. A navegação esconde-se através de um anonimato perigoso. O estranho está no quarto dos filhos, na lan house da esquina, nos computadores da escola e até mesmo em uma simples ligação telefônica, produto de um convite do “amigo virtual” que está na outra ponta. Temos que controlar. Na escola é um pouco mais fácil. Há bloqueios de site, acompanhamento das educadoras. E em casa, onde muito passam até 6 horas na frente de um computador. Quem está acompanhando tudo?
O Orkut e os chats lideram a lista dos endereços mais perigosos da rede, de acordo com a Sofernet. A ONG possui uma central de domínios e vive a caça de pedófilos na internet. Mas isso não é tudo. Precisamos estar mais atentos e pensando nisso, elaboramos lista com dicas essenciais para aumentar o controle ao acesso de redes sociais na internet.
1.      Cuidado com a prática de sexting – fotos, bate-papo e conversas sexuais por celulares entre adolescentes em sites de rede sociais;
2.     Coloque limite aos seus filhos. Navegar tem que ter hora certa de começar e acabar, de preferência em horários que esteja em casa;
3.       Não proíba o uso da internet aos filhos, mas mostre os perigos;
4.       Procure ferramenta de bloqueio a conteúdos impróprios;
5.      Oriente seus filhos a limitar as informações pessoais que divulgam na rede;
6.    Ensine os filhos a seres seletivos com amigos e ______________ de rede e sala de bate-papo;
7.        Mantenha com os filhos um diálogo aberto;
8.       Se atualize, você tem que conhecer as redes sociais e saber onde seus filhos navegam. Entre em rede.
9.     Alerte os seus filhos para não expõem os colegas e amigos na rede. O syberbulling é crime;
10.  Faça com que os filhos: mantenha um perfil privado, não revelando a identidade, 
      evitar encontros face a face (câmaras), seja educado quando estiver on line. Ameaça 
      ou ______________________ alguém on line é crime. Não usar um celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário